Congregação das irmãs Filhas de São José de Genoni

Fundador(a): Pe. Felix Prinetti

A Congregação das irmãs Filhas de São José de Genoni, fundada pelo Pe. Felix Prinetti, esta a serviço do reino de Deus a 17 anos no Maranhão e mas precisamente em Viana (Diocese de Viana) Felix Prinetti , nasceu Vogueira , cidade ao confim com o Piamonte e a Lombardia , no dia 14 de Maio de 1842, foi o terceiro de uma família de seis filhos do casal Francisco e Serafina Pedevilha . As condições financeiras de família eram boas.

Os três irmãos, Paulo, Felix e Tiago estudaram. Paulo e Tiago se orientaram ao estudo eclesial e foram sacerdotes.

No primeiro momento Felix escolheu seguir outra profissão, inscrevendo-se na faculdade de Matemáticas na Universidade de Turim, e no segundo momento entrou na Academia Militar, prosseguindo cursos universitários chegando assim a conseguir o titulo em Engenharia.

Este tipo de estudo o ajudava com o de artilharia, que ele tinha escolhido.

Fazendo carreira chegou ao grau de capitão.

A carreira militar, fazia-se-le  fascinosa e prometedora, mais aconteceram fatos na sua vida que puseram dúvidas a respeito das suas eleições anteriores. O Capitão Prinetti era um cristão exemplar. Muitas vezes quando voltava em licencia, a sua cidade de Vogueira , ele era visto passar muito tempo em oração, na Igreja paroquial .

Um dia aconteceu que se encontrou com um corte religioso que levava o Santíssimo Sacramento a um moribundo e decidiu-lhe acompanhar. Durante este acompanhamento foi visto por um colega seu, oficial, daqueles anti-cristão .

Quando ele voltou para quartel este o investiu com insultos, dizendo-lhe que tinha desonrado a farda militar fazendo o que fez. O capitão Prinetti , pouco preocupado por si mesmo reagiu com energia em defesa da sua religião.

O seu colega não acreditando que o capitão poderia reagir desse jeito e sentindo-se ofendido o desafiou a um duelo, segundo os costumes desse tempo.

O jovem capitão sentia-se obrigado a uma eleição, aceitando o duelo ele iria contra o mandamento da Igreja que proíbe matar, e não aceitando ele iria contra a mentalidade do tempo que o consideraria um covarde e traidor, seria também demitido do exercito porque isto era um ponto de honor para um oficial do exercito. De frente a esta eleição ele não teve escolha, e decidiu ser fiel a sua consciência e aos mandamentos da Igreja, demitindo-se do tanta gloria.