Notícias da Diocese › 02/03/2020

Diácono Anderson Galvão da Diocese de Viana lança livro do movimento litúrgico

Diácono Anderson Galvão da Diocese de Viana: lança o livro; DO MOVIMENTO LITÚRGICO À CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM:
Uma nova visão teológica da Sagrada Liturgia

Acontece ontem dia 28 de Fevereiro a apresentação do Livro: DO MOVIMENTO LITÚRGICO ÀCONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM: uma nova visão teológica da Sagrada Liturgia, do Diácono Anderson Galvão, na Paróquia São Francisco, de Monção.
Segundo o autor, a liturgia não existe em livros, mas na ação de uma comunidade que é a Igreja. Nesta ação age Jesus Cristo. A ação é sagrada, isto é, comunicação com Deus: é uma ação, onde entra a fé e o amor de Deus. Nem tudo é liturgia e nem a liturgia esgota toda a comunicação do homem com Deus.
“O conteúdo do livro brinda o leitor com um instigante percurso histórico, mostrando os caminhos da Liturgia na Igreja, especialmente o Movimento Litúrgico que alicerça importantes e qualificadas conquistas com o acontecimento do Concílio Vaticano II, especificamente a Sacrosanctum Concilium. Pontos essenciais da história retomados balizam um horizonte de compreensão para se fixar o olhar, como é preciso sempre e em cada época, a essencialidade do mistério celebrado na Liturgia. O ápice do percurso é alcançado com a explicação de aspectos essenciais da Liturgia, como força missionária, intimidade com Deus e alimento fecundo da fé.” (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da CNBB Prefácio Prefácio da Obra).

Caro irmão e irmã, o Livro é dedicado a você que estuda e trabalha com a Liturgia na sua Paróquia, na sua Comunidade na Diocese e nos demais movimentos e Pastoral da Igreja.