Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 21/03/2023

3º Ano Vocacional

Por André Luiz, 7 de dezembro de 2022

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar elaborou quatro propostas para orientar as famílias a realizarem durante o 3° Ano Vocacional. A ação iniciada no último dia 20 de novembro é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

O casal coordenador Nacional, Alisson e Solange Schila, reforçam a importância da participação da Pastoral Familiar na iniciativa. “Nós, enquanto Pastoral Familiar, não podemos perder essa chance de encantar as crianças, adolescentes, as famílias com o evangelho, com a alegria para despertar as vocações”, afirmou Solange.  “Por isso, esta é uma oportunidade muito importante para a Pastoral Familiar. Somos, como família, essa sementeira de vocação”, completou Alisson.

  1. Rezar todos os dias

É importante rezar todos os dias pelas vocações no mundo inteiro. Como gesto pessoal, sugere-se que os fiéis rezem ao menos uma Ave Maria por dia nessa intenção.

  1. Rezar uma vez por semana a oração vocacional em família

Reunidos em família, os integrantes da Pastoral Familiar são convidados a rezar a oração do 3° Ano Vocacional.

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus,

enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os

pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso

chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,

adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar,

com generosidade e vigor,

a serviço do Reino,

em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a

vocação aos Ministérios Leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada

e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação

e a responder com alegria.

Amém!

  1. Nas missas, motivar a oração vocacional

A participação da comunidade é fundamental para a celebração do 3° Ano Vocacional. Por isso, sugere-se, em comunhão com o pároco, incluir nas missas a oração oficial.

  1. Articulação com o Serviço de Animação Vocacional 

É importante que as coordenações locais entrem em contato com o Serviço de Animação Vocacional da diocese paraverificar como a Pastoral Familiar pode ajudar na promoção deste ano.

Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado entre os dias 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Fonte: vidaefamilia.org.br

Reflexão Vocacional – domingo 15 de janeiro

Neste segundo domingo do tempo comum, continuando as reflexões sobre as vocações eclesiais, queremos focar a nossa atenção sobre a vocação ao matrimonio, ajudados da pastoral familiar da nossa diocese. Um dos primeiros passos para responder ao chamado de Deus à vida matrimonial cristã e o namoro.

O namoro é uma fase em que se proporciona conhecimento e interação, antes da formalização do compromisso final que é o matrimonio e a constituição da família. A Diocese de Viana trata e apoia o namoro como uma fase em que os jovens enamorados devem conhecer-se com reciprocidade, descobrindo o respeito mútuo num compromisso de amor e fidelidade, começando juntos um
percurso de oração e de participação a vida da própria comunidade. No namoro se colocam as bases da futura convivência para poder enfrentar com maturidade todos os momentos desafiadores da vida a dois e evitar de quebrar o compromisso de amor e fidelidade.

Intenção para a oração da assembleia:

  • Por todos enamorados da nossa Diocese de Viana, que o Espírito Santo de Deus os guie no conhecimento da verdade na decisão de se conhecerem, de se amarem num compromisso de respeito e fidelidade. Rezemos…

Reflexão Vocacional 22 de Janeiro de 2023

Domingo, 22 de janeiro de 2023

Neste terceiro domingo do tempo comum, continuando as reflexões sobre as vocações eclesiais, queremos focar a nossa atenção sobre a vocação à vida consagrada como religiosos e religiosas. Em nossa diocese estão presentes 3
congregações masculinas e 5 femininas. Durante este ano vocacional nacional vamos apresentá-las e rezar por elas.

Começamos com a Congregação dos Sacerdotes do sagrado Coração de Jesus que estão presente no território da diocese a partir do novembro 1968 e hoje contam presença em três cidades e paroquias (Pindaré Mirim, Santa Inês e
Santa Luzia)

A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício da Igreja Católica Apostólica Romana (em latim, Congregatio Sacerdotum a Sacro Corde Iesu), donde vem a sua sigla (SCI). Presente em 38 países, os padres dehonianos como são conhecidos no Brasil, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade, formação religiosa e clerical

O fundador, Padre Leão João Dehon, nascido em 14 de março de 1843, na França, defendeu a participação social da Igreja, a instrução dos sacerdotes e a prática da missão ad gentes. Sociólogo, advogado, escritor e um sacerdote
exemplar, Pe. Dehon fundou uma Congregação que tem o amor e a reparação como carisma

Intenção para oração da assembleia
Por todos os membros da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus porque sejam guiados pelo Espírito Santo em suas missões e vivendo o próprio carisma sejam testemunhas do Reino de Deus na terra. Envia Senhor santas vocações para continuar o anuncio do Evangelho até os últimos confins da Igreja.

Rezemos

Reflexão Vocacional 29 de Janeiro de 2023

Domingo, 29 de janeiro de 2023

Agradecemos a Deus por este primeiro mês do ano no nosso compromisso a responder ao chamado de Deus a ser santos como Ele é Santo. Neste quarto domingo do Tempo Comum, nossa reflexão foca a vocação dos leigos e leigas.

Na igreja se configuram com este nome todos os cristãos que não receberam o sacramento da Ordem (diáconos, padres e bispos) e que não se consagraram a Deus como religiosos e religiosas.

Hoje vamos conhecer a vocação dos Leigos consagrados.

A consagração vivida de modo secular ocorre no caso de leigos que se consagram a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência), mas que permanecem atuando no mundo dentro das realidades comuns. Tendem à perfeição da caridade (amor) e procuram cooperar para a santificação do mundo, principalmente a partir de dentro, como fermento. O apostolado do leigo consagrado é vivido na sua realidade externa de vida (fora do Instituto) e nas suas profissões não se distinguem normalmente dos fiéis comuns. Nesses casos o leigo consagrado vive uma consagração total a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos, semelhantemente aos religiosos, mas também vive a secularidade pelo fato de viver no mundo, inserido
nas realidades temporais, assim como os leigos.

Intenção para oração da assembleia
Por todas as leigas e leigos consagrados presentes na nossa diocese e no mundo inteiro, porque possam ser testemunhas do amor de Deus pela humanidade, agindo na sociedade, promovendo o bem comum e protagonizando os valores cristãos em todos os lugares onde durante o dia estarão presentes.

Rezemos

Reflexão Vocacional 05 de Fevereiro de 2023

Domingo, 5 de fevereiro de 2023

Neste primeiro domingo de fevereiro, quinto do tempo comum, a nossa reflexão no ano vocacional nacional, volta a focar a atenção na vocação ao ministério ordenado que é especifico dos diáconos, dos padres e dos bispos. A
primeira etapa da formação inicial é o seminário propedêutico, um tempo de preparação ao seminário maior. Um ano no qual os candidatos começam a experiência da vida comunitária e se preparam humanamente, espiritualmente, intelectualmente e pastoralmente para poder enfrentar melhor as futuras etapas da formação. Na nossa diocese o seminário propedêutico é em parceria com a arquidiocese de São Luís. Os nossos jovens provenientes da pastoral vocacional são acolhidos e acompanhados por padre Rodrigo Gutemberg no seminário São
João Maria Vianney, em São Luís. Este ano temos 4 seminaristas: Antônio da paroquia de São Pedro em Pindaré, Igor da paroquia Santo Antônio em Santa Inês, Herbert da paroquia N.S. de Nazaré em Vitória do Mearim e Marcos da paroquia de São Francisco em Alto Alegre do Pindaré.

Intenção para oração da assembleia

Pelos nossos seminaristas propedêuticos: Antônio, Igor, Herbert e Marcos porque, ajudados pelo reitor padre Rodrigo possam continuar o próprio discernimento vocacional, acolhendo o chamado de Deus e respondendo
generosamente à vontade de Deus.

Rezemos

Reflexão Vocacional 12 de Fevereiro de 2023

Domingo, 12 de fevereiro de 2023

No inicio deste mês de fevereiro contemplamos a Apresentação de Jesus ao templo. A sagrada família cumpre a lei e consagra seu primogênito ao Senhor.
O segundo domingo do mês é dedicado a reflexão e oração pela vocação a vida matrimonial. Vivenciando o ano vocacional, hoje refletimos a vocação à vida em família através da caminhada da Pastoral Familiar. Nossa diocese acolhe a família à luz da exortação apostólica Amoris Laetitia. Pelo Sacramento do matrimônio, cada família torna-se um bem para a Igreja, porque o amor vivido nas famílias é uma força permanente para a valorização da vida.

A pastoral familiar é um dos espaços onde a pastoral vocacional mais se insere, quer pela pastoral pré-matrimonial, pós- matrimonial como também nos casos especiais. É um dos locais de acompanhamento das várias idades, onde a
família é espaço de educação e centro da vocação laical.

Intenção para oração da assembleia

Que buscando construir um caminho de vida e santidade, a Pastoral Familiar, a exemplo da Família de Nazaré faça a família diocesana encontrar o Cristo, pelo seu exemplo e testemunho.

Rezemos

Reflexão Vocacional 19 de Fevereiro de 2023

Domingo, 19 de fevereiro 2023

Neste terceiro domingo do mês, sétimo do tempo comum, voltamos a refletir e rezar pelos vocacionados e vocacionadas à vida religiosa.

Entre as religiosas presentes em nossa diocese, hoje apresentamos as Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração
de Jesus. Elas se congregam em uma Associação Pública de Fiéis, de vida consagrada contemplativa e ativa, de ação apostólica. São mulheres que vivem em vida fraterna e comunitária e além de professar os votos de castidade, obediência e pobreza também tem um quarto voto que é o sacrifício de louvor.

A Associação foi fundada por Madre Rejane Rodrigues dia 3 de fevereiro 2011 e tem como carisma “testemunhar o Amor Transpassado”. Vivem uma espiritualidade de intima união com o Sagrado Coração de Jesus, por meio do amor e da imolação. Estão presentes nas cidades de Bela Vista e de Santa Inês na diocese de Viana, em Timon, diocese de Caxias, em Marabá e Cruzeiro do Sul, diocese de Marabá. As irmãs Pequeninas são abertas a todas as necessidades da Igreja local e atuam nas pastorais e movimentos através de assessorias, formação da infância e juventude por meio de artes, orientação espiritual e terapia integrativa, retiro de silencio, encontros de formação humana e doutrinal, santas missões populares, animação da vida paroquial nos festejos e Semana Santa.

Intenção para a oração da assembleia

Sagrado Coração de Jesus Te pedimos que continues olhando para cada homem e mulher e os convoque para um renovado ardor vocacional. Dai-lhes luz para iluminar as dúvidas e as decisões sobre o Teu seguimento e, assim, possam viver na fidelidade.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 26 de Fevereiro de 2023

Domingo, 26 de fevereiro de 2023

Começou o tempo forte da quaresma e continua a nossa reflexão, como diocese de Viana, sobre os chamados de Deus na sua Igreja. O quarto domingo do mês é dedicado aos leigos e leigas, que representam a grande maioria do povo de Deus.

As nossas paroquias são comunidade de comunidades missionarias e a presença de poucos padres não garante a assistência continua e permanente em todas elas, todos os domingos. Entre os leigos e leigas (todos os cristãos que não são ordenados e consagrados como religiosos e religiosas) alguns são chamados por Deus e servir a Igreja como coordenador, líder da comunidade eclesial missionaria.

O líder da comunidade coordena o conselho pastoral comunitário e com sua equipe litúrgico-pastoral-catequética coordena as atividades da comunidade eclesial missionaria, incentivando a participação do povo de Deus, em sintonia com o pároco e o conselho pastoral paroquial. Na nossa diocese existem, mais ou menos 1000 comunidades eclesiais missionarias, pela maioria coordenadas por mulheres. A generosidade, gratuidade destes vocacionados e vocacionadas permite a evangelização e alimenta a fé com a celebração da Palavra, a catequese e o compromisso com
a própria Igreja e serviço aos irmãos.

Como diocese queremos agradecer a missão dos coordenadores de comunidade e de suas equipes, invocando sobre eles a graça de Deus, força e incentivo da missão.

Intenção para oração da assembleia

Por todas e todos os que coordenam as nossas comunidades eclesiais missionárias porque se deixem guiar pelo Espírito Santo e junto com suas equipes ajudem a Igreja no anuncio do reino de Deus, na partilha do pão de cada dia nesta campanha “Fraternidade e fome”, na promoção da dignidade humana, sempre in sintonia com o plano pastoral paroquial.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 05 de Março de 2023

Domingo, 05 de março de 2023

Neste segundo domingo da quaresma vamos contemplar Jesus que sobe a montanha com os discípulos: Pedro, Thiago e João e se transfigura em frente deles. É o primeiro domingo do mês de março, neste ano vocacional nacional e voltamos a refletir sobre a vocação ao ministério ordenado.

Hoje falamos do Seminário Maior, em nossa diocese dedicado a São Bonifácio. Nele se formam os padres nas quatro dimensões: humana afetiva, espiritual, pastoral missionaria e intelectual. A caminhada dura 7 anos. Os primeiros 3 chamados de discipulado, onde os seminaristas se tornam sempre mais discípulos à escola da Palavra de Deus e da Eucaristia, em comunidade com Jesus e conhecendo sua pessoa de mais perto. Nestes 3 anos os estudos se concentram na filosofia.

A segunda etapa é chamada de configuração, tem durada de 4 anos e os seminaristas são chamados a configurar-se a Cristo Bom Pastor, modelo do padre diocesano, através da vivencia intensiva na comunidade, inseridos na pastoral, amadurecendo como seres humanos e cristãos missionários, com uma intimidade espiritual sempre mais próxima do Mestre, aprofundando o carisma da caridade pastoral. É o tempo da formação teológica.

Neste momento temos, na diocese de Viana, 17 seminaristas maiores, 6 no discipulado, 5 na configuração, 2 em síntese vocacional discipular, 3 em síntese vocacional configurativa e um recém-chegado na fase do conhecimento da experiência diocesana. Acompanha diretamente os seminaristas o padre Giuseppe, reitor da casa, auxiliado pelo bispo e pelo conselho de formação. O nosso seminário maior é sustentado pelos benfeitores, que através de orações e doações, ajudam nesta grande obra vocacional, a todas e todos eles as nossas orações e o nosso agradecimento.

Intenção para oração da assembleia

Pelos nossos seminaristas maiores porque sejam formados segundo o coração de Deus e se tornem bons pastores com o cheiro das ovelhas na Igreja em saída.
Sejam educados ao serviço dos irmãos, no zelo pelas coisas de Deus e da sua Igreja.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 12 de Março de 2023

Neste terceiro domingo vamos contemplar Jesus que encontra a samaritana, este encontro vai mudar a vida da mulher que se torna missionaria, anunciando a presença do Messias as pessoas que encontra na cidade de Sicar.

Este é o segundo domingo do mês e a pastoral familiar de nossa diocese nos ajuda a refletir sobre o matrimonio, Sacramento no qual os ministros são os mesmos protagonistas o seja os esposos que se prometem amor e fidelidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença por todos os dias de suas vidas. Um pacto que tem como exemplo Jesus que doa sua vida pela sua esposa, a Igreja.

A maioria dos seres humanos são chamados por Deus a viver o amor conjugal como sinal de obediência a Deus e de serviço entre eles, com os filhos e a comunidade cristã. No chamado à vocação matrimonial, somos convidados a
refletir sobre nosso compromisso de casais, a decisão de casar e formar uma família deve ser fruto de grande amor e responsabilidade, portanto o que Deus une o homem não separe.

Intenção para oração da assembleia

Peçamos a Jesus Cristo e a Virgem Maria, que derrame muitas bênçãos sobre os casais e principalmente sobre os que decidiram se unir através do sacramento do matrimônio, para que vivam em um perfeito e fecundo amor, deem bons
testemunhos de vida e eduquem os filhos nos valores cristãos.

Rezemos

Reflexão Vocacional 19 de Março de 2023

Estamos no quarto domingo da quaresma, o domingo chamado também domingo “in laetare”, a alegria da LUZ de Deus se manifesta na recuperação da vista do cego, na felicidade de uma vida nova com a recuperação da visão. É para nós, neste ano vocacional nacional, o terceiro domingo de março, dedicado a vida consagrada.

Apresentamos a Congregação dos Irmãos das escolas cristãs, presentes em nossa diocese na cidade de São Vicente Ferrer. O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (mais conhecidos em alguns locais como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas) é uma congregação religiosa de irmãos leigos fundada por São João Batista de La Salle. Não formam uma ordem religiosa tradicional e se encontram dentro da Igreja Católica no espaço da vida consagrada.

Este instituto foi aprovado pela Santa Sé como uma congregação religiosa em 26 de Janeiro de 1725 pelo Papa Bento XIII. A Congregação reúne cerca de 4.500 irmãos e educa aproximadamente um milhão de alunos em mais de 80 países. É a única associação religiosa que obteve sua permissão por intermédio de uma Bula Papal, pelo motivo de ser uma congregação muito diferente das demais existentes e seu fim é a educação da infância à juventude.

No Brasil, os Lassalistas estão presentes desde 1907, quando fundaram a sua primeira escola para os filhos dos operários que residiam no bairro Navegantes, em Porto Alegre. São hoje, mais de 200 irmãos e 2500 educadores, em 43 Comunidades Educativas, que atendem mais de 50 mil crianças, jovens e adultos, em 11 estados brasileiros.
“O Senhor de La Salle… teve a ideia de criar escolas nas quais os filhos dos artesãos e dos pobres aprenderiam gratuitamente a ler, escrever e contar e receberiam uma educação cristã por meio de catecismos e outras instruções apropriadas para a formação de bons cristãos. Com este propósito, reuniu um grupo de homens solteiros. Trabalhou para fazer-lhes viver de um modo coerente com o fim do Instituto, e para renovar a vida dos primeiros cristãos… lhes obrigou algumas regras…”

Intenção para oração da assembleia

Pelos irmãos Lassalistas do mundo inteiro e em particular pelos que estão em missão em nossa diocese de Viana, o Senhor os ilumine e faça continuar neles a obra começada pelo fundador, através do ensino e da educação preparar bons cristãos que ajudem a promover os valores do Evangelho. Envia senhor santas vocações à vida religiosa na família dos irmãos das escolas cristãs.

REZEMOS

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.