Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 27/10/2023

3º Ano Vocacional

Por André Luiz, 7 de dezembro de 2022

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar elaborou quatro propostas para orientar as famílias a realizarem durante o 3° Ano Vocacional. A ação iniciada no último dia 20 de novembro é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

O casal coordenador Nacional, Alisson e Solange Schila, reforçam a importância da participação da Pastoral Familiar na iniciativa. “Nós, enquanto Pastoral Familiar, não podemos perder essa chance de encantar as crianças, adolescentes, as famílias com o evangelho, com a alegria para despertar as vocações”, afirmou Solange.  “Por isso, esta é uma oportunidade muito importante para a Pastoral Familiar. Somos, como família, essa sementeira de vocação”, completou Alisson.

  1. Rezar todos os dias

É importante rezar todos os dias pelas vocações no mundo inteiro. Como gesto pessoal, sugere-se que os fiéis rezem ao menos uma Ave Maria por dia nessa intenção.

  1. Rezar uma vez por semana a oração vocacional em família

Reunidos em família, os integrantes da Pastoral Familiar são convidados a rezar a oração do 3° Ano Vocacional.

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus,

enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os

pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso

chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,

adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar,

com generosidade e vigor,

a serviço do Reino,

em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a

vocação aos Ministérios Leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada

e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação

e a responder com alegria.

Amém!

  1. Nas missas, motivar a oração vocacional

A participação da comunidade é fundamental para a celebração do 3° Ano Vocacional. Por isso, sugere-se, em comunhão com o pároco, incluir nas missas a oração oficial.

  1. Articulação com o Serviço de Animação Vocacional 

É importante que as coordenações locais entrem em contato com o Serviço de Animação Vocacional da diocese paraverificar como a Pastoral Familiar pode ajudar na promoção deste ano.

Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado entre os dias 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Fonte: vidaefamilia.org.br

Reflexão Vocacional – domingo 15 de janeiro

Neste segundo domingo do tempo comum, continuando as reflexões sobre as vocações eclesiais, queremos focar a nossa atenção sobre a vocação ao matrimonio, ajudados da pastoral familiar da nossa diocese. Um dos primeiros passos para responder ao chamado de Deus à vida matrimonial cristã e o namoro.

O namoro é uma fase em que se proporciona conhecimento e interação, antes da formalização do compromisso final que é o matrimonio e a constituição da família. A Diocese de Viana trata e apoia o namoro como uma fase em que os jovens enamorados devem conhecer-se com reciprocidade, descobrindo o respeito mútuo num compromisso de amor e fidelidade, começando juntos um
percurso de oração e de participação a vida da própria comunidade. No namoro se colocam as bases da futura convivência para poder enfrentar com maturidade todos os momentos desafiadores da vida a dois e evitar de quebrar o compromisso de amor e fidelidade.

Intenção para a oração da assembleia:

  • Por todos enamorados da nossa Diocese de Viana, que o Espírito Santo de Deus os guie no conhecimento da verdade na decisão de se conhecerem, de se amarem num compromisso de respeito e fidelidade. Rezemos…

Reflexão Vocacional 22 de Janeiro de 2023

Domingo, 22 de janeiro de 2023

Neste terceiro domingo do tempo comum, continuando as reflexões sobre as vocações eclesiais, queremos focar a nossa atenção sobre a vocação à vida consagrada como religiosos e religiosas. Em nossa diocese estão presentes 3
congregações masculinas e 5 femininas. Durante este ano vocacional nacional vamos apresentá-las e rezar por elas.

Começamos com a Congregação dos Sacerdotes do sagrado Coração de Jesus que estão presente no território da diocese a partir do novembro 1968 e hoje contam presença em três cidades e paroquias (Pindaré Mirim, Santa Inês e
Santa Luzia)

A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício da Igreja Católica Apostólica Romana (em latim, Congregatio Sacerdotum a Sacro Corde Iesu), donde vem a sua sigla (SCI). Presente em 38 países, os padres dehonianos como são conhecidos no Brasil, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade, formação religiosa e clerical

O fundador, Padre Leão João Dehon, nascido em 14 de março de 1843, na França, defendeu a participação social da Igreja, a instrução dos sacerdotes e a prática da missão ad gentes. Sociólogo, advogado, escritor e um sacerdote
exemplar, Pe. Dehon fundou uma Congregação que tem o amor e a reparação como carisma

Intenção para oração da assembleia
Por todos os membros da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus porque sejam guiados pelo Espírito Santo em suas missões e vivendo o próprio carisma sejam testemunhas do Reino de Deus na terra. Envia Senhor santas vocações para continuar o anuncio do Evangelho até os últimos confins da Igreja.

Rezemos

Reflexão Vocacional 29 de Janeiro de 2023

Domingo, 29 de janeiro de 2023

Agradecemos a Deus por este primeiro mês do ano no nosso compromisso a responder ao chamado de Deus a ser santos como Ele é Santo. Neste quarto domingo do Tempo Comum, nossa reflexão foca a vocação dos leigos e leigas.

Na igreja se configuram com este nome todos os cristãos que não receberam o sacramento da Ordem (diáconos, padres e bispos) e que não se consagraram a Deus como religiosos e religiosas.

Hoje vamos conhecer a vocação dos Leigos consagrados.

A consagração vivida de modo secular ocorre no caso de leigos que se consagram a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência), mas que permanecem atuando no mundo dentro das realidades comuns. Tendem à perfeição da caridade (amor) e procuram cooperar para a santificação do mundo, principalmente a partir de dentro, como fermento. O apostolado do leigo consagrado é vivido na sua realidade externa de vida (fora do Instituto) e nas suas profissões não se distinguem normalmente dos fiéis comuns. Nesses casos o leigo consagrado vive uma consagração total a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos, semelhantemente aos religiosos, mas também vive a secularidade pelo fato de viver no mundo, inserido
nas realidades temporais, assim como os leigos.

Intenção para oração da assembleia
Por todas as leigas e leigos consagrados presentes na nossa diocese e no mundo inteiro, porque possam ser testemunhas do amor de Deus pela humanidade, agindo na sociedade, promovendo o bem comum e protagonizando os valores cristãos em todos os lugares onde durante o dia estarão presentes.

Rezemos

Reflexão Vocacional 05 de Fevereiro de 2023

Domingo, 5 de fevereiro de 2023

Neste primeiro domingo de fevereiro, quinto do tempo comum, a nossa reflexão no ano vocacional nacional, volta a focar a atenção na vocação ao ministério ordenado que é especifico dos diáconos, dos padres e dos bispos. A
primeira etapa da formação inicial é o seminário propedêutico, um tempo de preparação ao seminário maior. Um ano no qual os candidatos começam a experiência da vida comunitária e se preparam humanamente, espiritualmente, intelectualmente e pastoralmente para poder enfrentar melhor as futuras etapas da formação. Na nossa diocese o seminário propedêutico é em parceria com a arquidiocese de São Luís. Os nossos jovens provenientes da pastoral vocacional são acolhidos e acompanhados por padre Rodrigo Gutemberg no seminário São
João Maria Vianney, em São Luís. Este ano temos 4 seminaristas: Antônio da paroquia de São Pedro em Pindaré, Igor da paroquia Santo Antônio em Santa Inês, Herbert da paroquia N.S. de Nazaré em Vitória do Mearim e Marcos da paroquia de São Francisco em Alto Alegre do Pindaré.

Intenção para oração da assembleia

Pelos nossos seminaristas propedêuticos: Antônio, Igor, Herbert e Marcos porque, ajudados pelo reitor padre Rodrigo possam continuar o próprio discernimento vocacional, acolhendo o chamado de Deus e respondendo
generosamente à vontade de Deus.

Rezemos

Reflexão Vocacional 12 de Fevereiro de 2023

Domingo, 12 de fevereiro de 2023

No inicio deste mês de fevereiro contemplamos a Apresentação de Jesus ao templo. A sagrada família cumpre a lei e consagra seu primogênito ao Senhor.
O segundo domingo do mês é dedicado a reflexão e oração pela vocação a vida matrimonial. Vivenciando o ano vocacional, hoje refletimos a vocação à vida em família através da caminhada da Pastoral Familiar. Nossa diocese acolhe a família à luz da exortação apostólica Amoris Laetitia. Pelo Sacramento do matrimônio, cada família torna-se um bem para a Igreja, porque o amor vivido nas famílias é uma força permanente para a valorização da vida.

A pastoral familiar é um dos espaços onde a pastoral vocacional mais se insere, quer pela pastoral pré-matrimonial, pós- matrimonial como também nos casos especiais. É um dos locais de acompanhamento das várias idades, onde a
família é espaço de educação e centro da vocação laical.

Intenção para oração da assembleia

Que buscando construir um caminho de vida e santidade, a Pastoral Familiar, a exemplo da Família de Nazaré faça a família diocesana encontrar o Cristo, pelo seu exemplo e testemunho.

Rezemos

Reflexão Vocacional 19 de Fevereiro de 2023

Domingo, 19 de fevereiro 2023

Neste terceiro domingo do mês, sétimo do tempo comum, voltamos a refletir e rezar pelos vocacionados e vocacionadas à vida religiosa.

Entre as religiosas presentes em nossa diocese, hoje apresentamos as Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração
de Jesus. Elas se congregam em uma Associação Pública de Fiéis, de vida consagrada contemplativa e ativa, de ação apostólica. São mulheres que vivem em vida fraterna e comunitária e além de professar os votos de castidade, obediência e pobreza também tem um quarto voto que é o sacrifício de louvor.

A Associação foi fundada por Madre Rejane Rodrigues dia 3 de fevereiro 2011 e tem como carisma “testemunhar o Amor Transpassado”. Vivem uma espiritualidade de intima união com o Sagrado Coração de Jesus, por meio do amor e da imolação. Estão presentes nas cidades de Bela Vista e de Santa Inês na diocese de Viana, em Timon, diocese de Caxias, em Marabá e Cruzeiro do Sul, diocese de Marabá. As irmãs Pequeninas são abertas a todas as necessidades da Igreja local e atuam nas pastorais e movimentos através de assessorias, formação da infância e juventude por meio de artes, orientação espiritual e terapia integrativa, retiro de silencio, encontros de formação humana e doutrinal, santas missões populares, animação da vida paroquial nos festejos e Semana Santa.

Intenção para a oração da assembleia

Sagrado Coração de Jesus Te pedimos que continues olhando para cada homem e mulher e os convoque para um renovado ardor vocacional. Dai-lhes luz para iluminar as dúvidas e as decisões sobre o Teu seguimento e, assim, possam viver na fidelidade.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 26 de Fevereiro de 2023

Domingo, 26 de fevereiro de 2023

Começou o tempo forte da quaresma e continua a nossa reflexão, como diocese de Viana, sobre os chamados de Deus na sua Igreja. O quarto domingo do mês é dedicado aos leigos e leigas, que representam a grande maioria do povo de Deus.

As nossas paroquias são comunidade de comunidades missionarias e a presença de poucos padres não garante a assistência continua e permanente em todas elas, todos os domingos. Entre os leigos e leigas (todos os cristãos que não são ordenados e consagrados como religiosos e religiosas) alguns são chamados por Deus e servir a Igreja como coordenador, líder da comunidade eclesial missionaria.

O líder da comunidade coordena o conselho pastoral comunitário e com sua equipe litúrgico-pastoral-catequética coordena as atividades da comunidade eclesial missionaria, incentivando a participação do povo de Deus, em sintonia com o pároco e o conselho pastoral paroquial. Na nossa diocese existem, mais ou menos 1000 comunidades eclesiais missionarias, pela maioria coordenadas por mulheres. A generosidade, gratuidade destes vocacionados e vocacionadas permite a evangelização e alimenta a fé com a celebração da Palavra, a catequese e o compromisso com
a própria Igreja e serviço aos irmãos.

Como diocese queremos agradecer a missão dos coordenadores de comunidade e de suas equipes, invocando sobre eles a graça de Deus, força e incentivo da missão.

Intenção para oração da assembleia

Por todas e todos os que coordenam as nossas comunidades eclesiais missionárias porque se deixem guiar pelo Espírito Santo e junto com suas equipes ajudem a Igreja no anuncio do reino de Deus, na partilha do pão de cada dia nesta campanha “Fraternidade e fome”, na promoção da dignidade humana, sempre in sintonia com o plano pastoral paroquial.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 05 de Março de 2023

Domingo, 05 de março de 2023

Neste segundo domingo da quaresma vamos contemplar Jesus que sobe a montanha com os discípulos: Pedro, Thiago e João e se transfigura em frente deles. É o primeiro domingo do mês de março, neste ano vocacional nacional e voltamos a refletir sobre a vocação ao ministério ordenado.

Hoje falamos do Seminário Maior, em nossa diocese dedicado a São Bonifácio. Nele se formam os padres nas quatro dimensões: humana afetiva, espiritual, pastoral missionaria e intelectual. A caminhada dura 7 anos. Os primeiros 3 chamados de discipulado, onde os seminaristas se tornam sempre mais discípulos à escola da Palavra de Deus e da Eucaristia, em comunidade com Jesus e conhecendo sua pessoa de mais perto. Nestes 3 anos os estudos se concentram na filosofia.

A segunda etapa é chamada de configuração, tem durada de 4 anos e os seminaristas são chamados a configurar-se a Cristo Bom Pastor, modelo do padre diocesano, através da vivencia intensiva na comunidade, inseridos na pastoral, amadurecendo como seres humanos e cristãos missionários, com uma intimidade espiritual sempre mais próxima do Mestre, aprofundando o carisma da caridade pastoral. É o tempo da formação teológica.

Neste momento temos, na diocese de Viana, 17 seminaristas maiores, 6 no discipulado, 5 na configuração, 2 em síntese vocacional discipular, 3 em síntese vocacional configurativa e um recém-chegado na fase do conhecimento da experiência diocesana. Acompanha diretamente os seminaristas o padre Giuseppe, reitor da casa, auxiliado pelo bispo e pelo conselho de formação. O nosso seminário maior é sustentado pelos benfeitores, que através de orações e doações, ajudam nesta grande obra vocacional, a todas e todos eles as nossas orações e o nosso agradecimento.

Intenção para oração da assembleia

Pelos nossos seminaristas maiores porque sejam formados segundo o coração de Deus e se tornem bons pastores com o cheiro das ovelhas na Igreja em saída.
Sejam educados ao serviço dos irmãos, no zelo pelas coisas de Deus e da sua Igreja.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 12 de Março de 2023

Neste terceiro domingo vamos contemplar Jesus que encontra a samaritana, este encontro vai mudar a vida da mulher que se torna missionaria, anunciando a presença do Messias as pessoas que encontra na cidade de Sicar.

Este é o segundo domingo do mês e a pastoral familiar de nossa diocese nos ajuda a refletir sobre o matrimonio, Sacramento no qual os ministros são os mesmos protagonistas o seja os esposos que se prometem amor e fidelidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença por todos os dias de suas vidas. Um pacto que tem como exemplo Jesus que doa sua vida pela sua esposa, a Igreja.

A maioria dos seres humanos são chamados por Deus a viver o amor conjugal como sinal de obediência a Deus e de serviço entre eles, com os filhos e a comunidade cristã. No chamado à vocação matrimonial, somos convidados a
refletir sobre nosso compromisso de casais, a decisão de casar e formar uma família deve ser fruto de grande amor e responsabilidade, portanto o que Deus une o homem não separe.

Intenção para oração da assembleia

Peçamos a Jesus Cristo e a Virgem Maria, que derrame muitas bênçãos sobre os casais e principalmente sobre os que decidiram se unir através do sacramento do matrimônio, para que vivam em um perfeito e fecundo amor, deem bons
testemunhos de vida e eduquem os filhos nos valores cristãos.

Rezemos

Reflexão Vocacional 19 de Março de 2023

Estamos no quarto domingo da quaresma, o domingo chamado também domingo “in laetare”, a alegria da LUZ de Deus se manifesta na recuperação da vista do cego, na felicidade de uma vida nova com a recuperação da visão. É para nós, neste ano vocacional nacional, o terceiro domingo de março, dedicado a vida consagrada.

Apresentamos a Congregação dos Irmãos das escolas cristãs, presentes em nossa diocese na cidade de São Vicente Ferrer. O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (mais conhecidos em alguns locais como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas) é uma congregação religiosa de irmãos leigos fundada por São João Batista de La Salle. Não formam uma ordem religiosa tradicional e se encontram dentro da Igreja Católica no espaço da vida consagrada.

Este instituto foi aprovado pela Santa Sé como uma congregação religiosa em 26 de Janeiro de 1725 pelo Papa Bento XIII. A Congregação reúne cerca de 4.500 irmãos e educa aproximadamente um milhão de alunos em mais de 80 países. É a única associação religiosa que obteve sua permissão por intermédio de uma Bula Papal, pelo motivo de ser uma congregação muito diferente das demais existentes e seu fim é a educação da infância à juventude.

No Brasil, os Lassalistas estão presentes desde 1907, quando fundaram a sua primeira escola para os filhos dos operários que residiam no bairro Navegantes, em Porto Alegre. São hoje, mais de 200 irmãos e 2500 educadores, em 43 Comunidades Educativas, que atendem mais de 50 mil crianças, jovens e adultos, em 11 estados brasileiros.
“O Senhor de La Salle… teve a ideia de criar escolas nas quais os filhos dos artesãos e dos pobres aprenderiam gratuitamente a ler, escrever e contar e receberiam uma educação cristã por meio de catecismos e outras instruções apropriadas para a formação de bons cristãos. Com este propósito, reuniu um grupo de homens solteiros. Trabalhou para fazer-lhes viver de um modo coerente com o fim do Instituto, e para renovar a vida dos primeiros cristãos… lhes obrigou algumas regras…”

Intenção para oração da assembleia

Pelos irmãos Lassalistas do mundo inteiro e em particular pelos que estão em missão em nossa diocese de Viana, o Senhor os ilumine e faça continuar neles a obra começada pelo fundador, através do ensino e da educação preparar bons cristãos que ajudem a promover os valores do Evangelho. Envia senhor santas vocações à vida religiosa na família dos irmãos das escolas cristãs.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 23 de Abril de 2023

Depois de um tempo de pausa das nossas reflexões, neste ano vocacional nacional, para dar maior espaço às celebrações da semana santa, do tríduo pascal e da ressurreição de Nosso Senhor jesus Cristo, retomamos
apresentando uma das congregações femininas presente em nossa diocese há mais de vinte anos na cidade de Viana e a partir do ano 2009 também na cidade de Matinha.

A Congregação das filhas de São José de Genoni, fundada por o padre italiano Felix Prinetti, dos Oblatos de Maria Virgem. Em 1881 o seu coirmao Vicente Berchialla foi nomeado arcebispo de Cagliari e o convidou pra ser diretor espiritual do seminario diocesano. Em 1888 as irmãs do Cotolengo que si ocupavam das necessidades da cozinha e do guarda roupa foram embora.

Para continuar o serviço o padre Prinetti fundou uma nova congregação, sob o patrocínio de São José. A congregação foi aprovada em 1894 e confiada aos cuidados da primeira madre chamada Eugenia Montixi. Hoje está presente em 4 continentes e nas seguintes nações: Itália, Índia, República Democrática do Congo, Brasil e Argentina.

As Filhas de São José, como o Bom Samaritano, são chamadas a cuidar e curar o sofrimento humano, entrando nas feridas que hoje afligem o homem, encarnando a infinita compaixão e o amor de Deus com um serviço de amor guardando corações e as portas se abrem para qualquer necessidade que haja no mundo. Hoje estão presentes na nossa diocese com três irmãs: irmã Anna Carla, Irma Cristina e Irma Angelique. Filhas de Viana são três irmãs de votos perpétuos: Ir, Heloiza, Ir. Alana e ir. Adelia.

Intenção para oração da assembleia

Pelas irmãs da Congregação das Filhas de São José para que sejam no mundo testemunho de doação, de serviço aos mais necessitados e colaborem ativamente com as comunidades paroquias na missão evangelizadora.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 30 de Abril de 2023

Neste quarto domingo da Pascoa celebramos o 60º dia mundial de oração pelas vocações. Todos os anos no domingo do Bom Pastor voltamos a pedir a Deus mundialmente o dom de vocações para Igreja, neste domingo a oração é
dedicada conjuntamente a todas as vocações: ao ministério Ordenado, à vida religiosa, ao matrimonio e ao chamado de leigos e leigas no serviço ao Reino de Deus.

O Papa Francisco nos enviou uma mensagem, inspirada ao tema e ao lema do ano vocacional que estamos vivendo no Brasil: Vocação, graça e missão; corações ardentes e pés a caminho. Escutamos uma breve passagem
desta mensagem: Neste ano, proponho-vos refletir e rezar guiados pelo tema «Vocação: graça e missão». É uma preciosa ocasião para redescobrir, maravilhados, que a chamada do Senhor é graça, dom gratuito e, ao mesmo tempo, é empenho de partir, sair para levar o Evangelho. Somos chamados a uma fé testemunhada, que estreita
fortemente o vínculo entre a vida da graça, através dos Sacramentos e da comunhão eclesial, e o apostolado no mundo. Animado pelo Espírito, o cristão deixa-se interpelar pelas periferias existenciais e é sensível aos dramas humanos, tendo sempre bem presente que a missão é obra de Deus e não a realizamos sozinhos, mas em comunhão
eclesial, juntamente com os irmãos e irmãs, guiados pelos Pastores. Pois este sempre foi o sonho de Deus: vivermos com Ele em comunhão de amor.

Intenção para oração da assembleia

Acompanhe-nos neste caminho a oração composta por São Paulo VI para o 1º Dia Mundial das Vocações (11 de abril de 1964):
«Ó Jesus, divino Pastor das almas, que chamastes os Apóstolos para fazer deles pescadores de homens, continuai a atrair para Vós almas ardentes e generosas de jovens, a fim de fazer deles vossos seguidores e vossos ministros; tornai-os participantes da vossa sede de redenção universal, (…) abri-lhes os horizontes do mundo inteiro, (…)
para que, respondendo à vossa chamada, prolonguem aqui na terra a vossa missão, edifiquem o vosso Corpo místico, que é a Igreja, e sejam “sal da terra”, “luz do mundo” (Mt 5, 13)».

Reflexão Vocacional 14 de Maio de 2023

O tempo da Pascoa chegou ao seu sexto domingo, continua o nosso percurso rumo a Pentecostes e na liturgia da Palavra já se manifestam os seus sinais nas palavras de Jesus. Hoje é o dia das mães e no ano Vocacional
Nacional, neste dia não poderíamos não falar da vocação à maternidade. A maternidade é sem dúvida uma missão dada por Deus às mulheres. Ser mãe é dizer sim a Deus e ao seu projeto. A maternidade torna cada mãe uma aliada de Deus, ela é aquela que gera, cuida e ama incondicionalmente. A maternidade fortalece a aliança com Deus e traz esperança para o mundo, ensinando a amar além da sua própria vida. Que todas as mães do mundo vivam este grande milagre de dar à luz como colaboradoras de Deus e sempre protejam a vida dos seus primeiros sinais no próprio ventre até o seu fim.

Intenção para oração da assembleia

Por todas as mães de nossa diocese de Viana, que elas vivam o esplendor da maternidade no seu dia a dia e iluminadas pelo Espírito Santo e debaixo da proteção de Nossa Senhora possam ser fortalecidas em sua missão.

Rezemos

Reflexão Vocacional 21 de Maio de 2023

Celebramos hoje a Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo, o 57º Dia Mundial das comunicações sociais que tem como tema: “Falar com o coração” e como lema: “Testemunhando a verdade no amor” cf. Ef 4,15. No nosso percurso deste ano vocacional nacional, sendo o terceiro domingo do mês concentramos nossa atenção e oração sobre a vocação a vida consagrada, apresentando hoje a Congregação das Irmas Franciscanas de São José presentes em nossa diocese nas cidades de Santa Inês e Santa Luzia. A Congregação teve início na cidade de Schweich, na Alemanha, no ano de 1867. Nasceu como resposta ao forte apelo de Deus para o serviço generoso aos irmãos e irmãs
mais sofridos. Foi fundada por Madre Alphonsa Kuborn. Movida pelo grande amor e ideal de seguir Jesus Cristo, segundo o estilo de vida de São Francisco de Assis, iniciou a Congregação sendo presença de misericórdia junto aos pobres, doentes e órfãos, e junto às vítimas da fome e das guerras. Madre Alphonsa enfrentou grandes dificuldades, mas perseverou. Foi serva de Misericórdia, socorrendo a todos, na alegria do seguimento de Jesus. Em 1926, chegaram as primeiras Irmãs Franciscanas de São José no Brasil. A missão assumida foi o cuidado dos hansenianos no Hospital São Roque – Piraquara/PR, onde atuam até hoje. Em 1973, ouvindo o apelo do Papa Paulo VI que dizia: O Cristo aponta para Amazônia, assumiram nova frente missionária no Norte do Brasil. Estão presentes também na Angola e no Honduras.

Intenção para oração da assembleia

Pelas Irmãs Franciscanas de São José, sempre sejam expressão da misericórdia de Deus no serviço generoso aos mais sofridos, aos pobres e aos doentes seguindo o exemplo de São Francisco de Assis. Envia senhor santas vocações para dar continuidade a este grande projeto de amor.

Rezemos

Reflexão Vocacional 28 de Maio de 2023

Com a celebração da solenidade de Pentecostes, chegamos ao último domingo do mês de maio e do tempo pascal. Nesta ocasião, queremos refletir uma vez mais sobre a vocação dos cristãos leigos e leigas, sobretudo os crismandos e crismados, que, neste domingo, participam do encontro diocesano na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pindaré-Mirim. No evangelho de hoje, Jesus vem ao nosso encontro, dá-nos sua paz e sopra sobre nós o Espírito Santo. Batizados nesse mesmo Espírito, tomamos parte no corpo de Cristo, a Igreja. Celebrando Pentecostes, recordamos o mandato de Jesus, que, enviado pelo Pai, também nos envia em missão. Este dia é ocasião oportuna para os crismandos recordarem a missão recebida no dia do batismo e que será confirmada quando forem assinalados com o óleo do crisma. Ao mesmo tempo, recorda aos que já receberam o sacramento da confirmação a importância de corresponderem cada vez mais com seu sim generoso à missão que lhes foi confiada, pela Igreja, na pessoa do bispo, no dia em que receberam a sagrada unção. Com efeito, o termo “Confirmação” recorda-nos que este sacramento contribui com um aumento da graça batismal: une-nos mais solidamente a Cristo; leva a cumprimento o nosso
vínculo com a Igreja; infunde em nós uma especial força do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da sua Cruz (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1303)

Intenção para oração da assembleia

Pelos crismandos e crismados de nossa diocese, especialmente aqueles que, neste dia, participam do encontro diocesano na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pindaré-Mirim, que o Senhor os ajude a viver como cristãos autênticos e a caminhar sempre com alegria segundo o Espírito Santo que lhes foi concedido,

REZEMOS

Reflexão Vocacional 04 de Junho de 2023

Iniciamos este mês de junho, celebrando, em comunhão com toda a Igreja, a solenidade da Santíssima Trindade.

Neste dia, somos convidados a bendizer a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo e a nos sentirmos todos amados e acolhidos pela Trindade santa, comunhão perfeita e ideal de toda comunidade cristã. Nesta ocasião, dando continuidade às nossas reflexões dentro deste ano vocacional, queremos refletir sobre a vocação dos diáconos permanentes, os quais receberam o primeiro grau do sacramento da Ordem. (Os demais graus são o presbiterado e
episcopado). Recebem o adjetivo permanente, porque, ao contrário dos diáconos transitórios, são chamados a exercer este mesmo ministério ao longo de toda a vida. Tanto um como outro recebem da Igreja a mesma missão: “É próprio do diácono, na medida em que lhe for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo em nome da Igreja, levar o Viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, presidir aos ritos do funeral e da sepultura. Consagrando-se aos serviços da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de São Policarpo: ‘Sede misericordiosos e diligentes, e caminhai na verdade do Senhor, que Se fez servo de todos’.” (Pontifical Romano, n. 174). Atualmente, temos em nossa diocese de Viana quatro diáconos permanentes: Antônio de Jesus Silva Lima, da Paróquia São Francisco de Assis, em Alto Alegre; Ferdnando Costa da Silva, da Paróquia Santa Inês, em Santa Inês; José Carlos de Miranda (Zé Carlos), da Paróquia São João Batista, em Igarapé do Meio; e José de Ribamar dos Santos (Zeca), da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pindaré-Mirim. Bendigamos ao Senhor pelo ministério fecundo destes nossos irmãos e peçamos-lhe que suscite novos diáconos permanentes para a nossa Igreja de Viana!

Intenção para oração da assembleia

Pelos diáconos permanentes de nossa diocese (especialmente o diácono N., de nossa Paróquia), que o Senhor os ajude a desempenhar cada vez mais com zelo sua missão a serviço da liturgia e dos mais necessitados.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 02 de Julho de 2023

O primeiro domingo do mês é dedicado a reflexão e oração pela vocação ao ministério ordenado e hoje,
solenidade de São Pedro e São Paulo, apresentaremos o clérigo que tem o maior serviço na Igreja e por isso tem
entre os seus títulos “servo dos servos de Deus. Falamos do Papa (do latim “Papa”, do grego , Pappas uma
palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial
da Igreja Católica Apostólica Romana. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco, eleito no conclave que
terminou em 13 de março de 2013.

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais por meio do Conclave e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico
é chamado de Papado e sua sede de “Santa Sé”. Também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano. O
primeiro papa foi São Pedro, apóstolo de Jesus, e de acordo com a tradição católica os Papas, como
seus sucessores, possuem autoridade para governá-la, e infalibilidade para ensinar e definir pontos da fé cristã
quando se pronuncia ex cathedra. Este dia é chamado “dia do Papa” e é também o dia do óbolo de São
Pedro que é um sistema de arrecadação de donativos, onde os fiéis oferecem ajuda econômica diretamente
ao Santo Padre, para a manutenção da Igreja e para ajudar no auxílio aos mais necessitados.

Intenção para oração da assembleia

Ó Deus, que na vossa Providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos Apóstolos,
fazei que o nosso Papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio
e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade.

REZEMOS

Reflexão Vocacional 09 de Julho de 2023

Neste dia 9 de julho, a Igreja no Brasil recorda, com alegria, sua primeira santa canonizada nesta Terra de Santa Cruz, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, mais conhecida como Santa Paulina, cujo nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer. Nascida na Itália, em 1865, faleceu no Brasil em 1942. Emigrou para o nosso país aos nove anos. Em 1890, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cujo carisma envolve o serviço aos mais necessitados e aos que vivem em situação de maior injustiça.

Recordando o lindo exemplo de Santa Paulina, somos convidados, mediante a liturgia deste 14º domingo do Tempo Comum, a fazer parte do grupo dos seguidores de Jesus e aprender dele como tornar nosso jugo suave e nosso fardo leve. Dando continuidade à nossa série de reflexões sobre as diversas vocações, refletimos uma vez mais sobre
a vocação matrimonial, enfatizando hoje o cuidado que se deve ter para com nossos avós e idosos, partilhando este trecho da catequese do Papa Francisco feita no dia quatro de março de dois mil e quinze: “Graças aos progressos da medicina, a vida prolongou-se: mas a sociedade não se ‘ampliou’ à vida! O número de idosos multiplicou-se, mas as nossas sociedades não se organizaram suficientemente para lhes deixar espaço, com o justo respeito e a concreta consideração pela sua fragilidade e dignidade. Enquanto somos jovens, somos levados a ignorar a velhice, como se fosse uma enfermidade da qual nos devemos manter a distância; depois, quando envelhecemos, especialmente se somos pobres, doentes e sós, experimentamos as lacunas de uma sociedade programada sobre a eficácia que, consequentemente, ignora os idosos. Mas os idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados!” Celebrando nossa Páscoa semanal, reconheçamos que Deus nos fala também por meio dos simples e pobres, especialmente mediante o testemunho dos avós e idosos de nossas comunidades.

Intenção para oração da assembleia

Neste mês em que a Igreja celebra no próximo dia vinte e seis a memória dos avós de Jesus, os Santos Joaquim e Senhora Sant’Ana, padroeiros dos avós, pedimos a Deus, nosso Pai, que cumule nossos avós de saúde e alegria e conceda que a nenhum idoso faltem o amor e os cuidados necessários, rezemos.

Reflexão Vocacional 16 de Julho de 2023

Celebramos hoje o 15º domingo do Tempo Comum, no qual Jesus é apresentado como o semeador da semente do Reino, que torna nosso coração terreno fértil para a mensagem de vida e liberdade por ele anunciada. Dando continuidade às nossas reflexões vocacionais, apresentamos hoje um pouco da missão das Irmãs Oblatas do Coração de Jesus, as quais, seguindo o exemplo do Divino Mestre, ajudam a fecundar, há mais de vinte anos, a semente do
Evangelho em nossa diocese. Fundada em 1843 por Luísa Teresa de Mointaignac, a Congregação das Irmãs Oblatas do Coração de Jesus possui uma única missão, com três estilos de vida:

1) as Oblatas Religiosas (irmãs que professam os votos de pobreza, castidade e obediência e vivem em comunidade, partilhando a vida e aprofundando a fé);

2) as Oblatas Seculares (leigas consagradas que, mediante os votos de pobreza, castidade e obediência, desempenham sua missão em seu estado de vida próprio, ajudando na Paróquia e/ou comunidade em que vive e, através de seu trabalho junto à sociedade civil, colaborando na promoção de um mundo mais justo e fraterno);

3) as Oblatas Filiadas (solteiras ou casadas e Casais Filiados que vivem o espírito da Oblação e se comprometem a testemunhar o amor de Deus, segundo as Orientações de Vida, sem compromisso de votos).

As Irmãs Oblatas do Coração de Jesus chegaram à nossa diocese em 2002, a pedido de dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges. As primeiras a chegar foram as irmãs Viviane Tournière, Zélia Angélico, Maria Sofia Cáceres e Guadalupe Diaz (as duas primeiras vieram da Europa; as outras duas, da América Central) e foram destinadas às Paróquias Santa Rita de Cássia & São Francisco de Assis e Santa Luzia, ambas na cidade de Buriticupu, onde atualmente estão presentes as irmãs Maria de Lurdes Mendes, Nuvia Patricia Ramirez e Ocilene da Silva (esta
última de votos anuais). Em 2003, vieram as irmãs Idália Rosa Ribeiro e Virginia Reyes Quintero. A primeira, europeia, foi destinada às Paróquias de Buriticupu; a segunda, vinda da América Central, foi enviada à Paróquia da Transfiguração, em Bom Jesus das Selvas, onde, atualmente, as irmãs Celeste Lopes da Fonseca, Mireille Banga e Kaíza Oliveira Gomes (esta última de votos anuais) continuam realizando a missão começada por suas predecessoras. No Ferro Velho, município de Santa Luzia, vive uma Oblata Secular: Maria de Lurde do Nascimento, de votos anuais, participando da vida da comunidade da sua Paróquia.

Peçamos, pois, ao Bom Semeador da Palavra, nosso Senhor Jesus Cristo, que continue gerando no ser de todos os membros da Congregação das Irmãs Oblatas do Coração de Jesus os frutos do Espírito Santo, a fim de seguir lançando, no solo sagrado de nossa diocese e em todos os lugares onde estão presentes, a boa semente que o Mestre lhes concedeu!

Intenção para oração da assembleia

Pelos membros da Congregação das Irmãs Oblatas do Coração de Jesus, para que semeiem, com ardor e alegria, no coração do mundo, especialmente em nosso solo sagrado da diocese de Viana, a boa semente da Palavra de Deus, rezemos.

Reflexão Vocacional 23 de Julho de 2023

Neste quarto domingo do mês de julho, 16º do Tempo Comum, a liturgia nos apresenta o Senhor como paciente e misericordioso, como aquele vem em nosso auxílio com seu Espírito, para que o joio semeado em nosso meio não nos desanime do anúncio do seu Reino. Dando continuidade à nossa reflexão vocacional, neste fim de semana em que nossa diocese promove o Encontro dos Coroinhas, queremos aproveitar a oportunidade para refletir sobre este lindo ministério exercido por dezenas de crianças e adolescentes em nossa Igreja local. Os coroinhas têm como lema: “Consagrar desde cedo a vida a Deus”. Em artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o saudoso dom Aloísio Sinésio Bohn, OFS, bispo emérito de Santa Cruz do Sul-RS, ajuda-nos a compreender a profundidade do ministério exercido pelos/as coroinhas em nossa Igreja: “Além de ‘desde cedo consagrar sua vida a Deus’, os coroinhas – meninas e meninos – circundam nossos altares quais anjos a serviço da liturgia, cuidando dos vasos sagrados e ajudando nas romarias, nas procissões e nas celebrações da fé.

Enquanto as crianças e adolescentes estão expostos a muitos venenos, os coroinhas aprendem a viver e a conviver em paz e harmonia, num espaço de alegria, de tolerância e de fé. Os encontros de coroinhas, graças a assessores e assessoras dedicados, evitam o perigo da droga, da violência e do ódio. Proporciona-se um ambiente de liberdade, do cultivo de ideais cristãos, da superação de conflitos no lar, da arte de bem viver na amizade e no serviço a Deus e ao
próximo”, finaliza dom Aloísio. É nesse clima de paz e harmonia que, neste domingo, sob a coordenação dos padres Giuseppe Luigi Spiga e Diomar Pereira da Silva Júnior, nossos coroinhas estão reunidos na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Vitória do Mearim, acolhidos por seu pároco, padre Isaac Góis da Silva, na pessoa de quem agradecemos toda a ajuda dada em prol da realização deste encontro. Aos nossos coroinhas, muito obrigado pelo
lindo trabalho que exercem em nossas Paróquias e Comunidades! São Tarcísio e o coroinha e mártir Adílio (morto no dia 21 de maio de 1924 no exercício de sua missão na desobriga dos militares da região do Alto Uruguai e beatificado no dia 21 de outubro de 2007 na cidade de Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul) intercedam por nossas crianças e adolescentes, a fim de que continuem exercendo, com alegria, amor e zelo, o ministério a eles confiado! Pelo dom da vida de nossos coroinhas, especialmente pelo encontro que eles tiveram
neste dia, demos graças ao Senhor, que é bom, clemente e fiel, como nos recorda o salmista na liturgia de hoje!

Intenção para oração da assembleia

Pelos nossos coroinhas – meninas e meninos –, a fim de que, seguindo o exemplo dos mártires São Tarcísio (seu padroeiro) e do bem-aventurado Adílio (seu intercessor), continuem exercendo, com alegria, amor e zelo, o ministério a eles confiado, rezemos

Reflexão Vocacional 06 de Agosto de 2023

Sexta feira passada, dia 4 de agosto, celebramos a memória litúrgica de São Joao Maria Vianney, exemplo de vida sacerdotal, padroeiro dos padres diocesano e m particular dos párocos. No mesmo dia celebramos o dia do padre.

Este domingo da Transfiguração do Senhor, é o primeiro do mês vocacional e nossa atenção e oração é voltada aos nossos padres. Agradecemos a Deus pelo serviço de cada um dele, rezemos pelas vocações ao ministério ordenado: diáconos, padres e pelo nosso bispo dom Evaldo.

A nossa lembrança vai hoje também aos nossos seminaristas diocesanos, os 4 do propedêutico e os 12 do seminário maior São Bonifácio. Este dia nos lembre que todos os dias temos que acompanhar e sustentar com nossas orações os que Deus colocou para nos guiar como bons pastores do seu reino. Parabéns aos nossos sacerdotes, que possam cada dia mais se conformar a Cristo Bom Pastor.

Intenção para oração da assembleia

Ó Jesus, bom pastor, abençoa os padres e bispo de nossa diocese. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja: dálhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam,
enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.

Autor da oração: Pe. Luiz Miguel Duarte

Reflexão Vocacional 13 de Agosto de 2023

Neste domingo, 19º do Tempo Comum, a liturgia nos revela um Deus suave e bondoso, pronto para renovar nossa vida, firmar em nós a consciência da missão e nos garantir sua presença também em meio a ventos contrários e águas agitadas. Dando continuidade à nossa reflexão vocacional, queremos aproveitar que celebramos hoje o dia dos pais para refletir sobre a vocação à paternidade. Entre dezembro de 2014 e novembro de 2015, o Papa Francisco fez uma série de catequese sobre a família e em dois dias ele se dedicou exclusivamente à figura paterna.

Nesses dois encontros, dentre outras coisas, o Sumo Pontífice recordou-nos a importância da palavra pai (a mesma utilizada por Jesus para dirigir-se a Deus); falou-nos sobre o sentido universal desta palavra e nos alertou quanto ao perigo que a nossa sociedade muitas vezes enfrenta ao querer abolir a figura paterna das relações familiares. Essa atitude extrema é fruto de um longo período durante o qual predominava a figura do pai-patrão, que controlava a vida dos filhos como se fossem seus servos e que nem sempre lhes permitia usar bem a própria liberdade para construir um futuro melhor para si e para a sociedade. Sabemos, no entanto, que a solução para este autoritarismo não se encontra na abolição da figura paterna, pois a ausência do pai faz muita falta aos filhos. Nesse sentido, é necessária uma presença qualitativa na vida da família. Nas palavras do Papa Francisco essa presença se dá de forma bem simples. Basta que o pai “se encontre próximo da esposa, para compartilhar tudo, alegrias e dores, dificuldades
e esperanças. E que esteja perto dos filhos no seu crescimento: quando brincam e quando se aplicam, quando estão descontraídos e quando se sentem angustiados, quando se exprimem e quando permanecem calados, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando voltam a encontrar o caminho”, conclui o Pontífice.

Vemos, assim, que o segredo para viver bem a vocação à paternidade é ser presença positiva na vida da família. Peçamos, pois, ao Senhor que conceda a cada pai a graça de estar sempre presente na vida de sua esposa e de seus filhos e que esta presença se traduza em sinais de alegria e felicidade no seio familiar!

Intenção para oração da assembleia

Pelos pais, para que, imitando o exemplo de São José, tenham sempre uma presença boa e generosa na vida de sua esposa e de seus filhos, rezemos

Reflexão Vocacional 20 de Agosto de 2023

Neste domingo, a Igreja no Brasil celebra a solenidade da assunção de Nossa Senhora. Elevada ao céu, ela é nossa intercessora junto do Pai e nos aguarda para vivermos na eternidade feliz.

Dando continuidade à nossa reflexão vocacional, neste fim de semana queremos apresentar um pouco da Congregação da Missão. Conhecidos como Lazaristas ou Vicentinos, os padres e irmãos da Congregação da Missão fazem parte de uma sociedade de vida apostólica, católica e internacional, fundada por São Vicente de Paulo, em 1625, na França. Com a finalidade de seguir Cristo evangelizador dos pobres, doam-se ao serviço de evangelização, sobretudo dos mais abandonados, ajudando clérigos e leigos em suas respectivas formações.

No Brasil, a Congregação da Missão se faz presente desde 1820. Atua em diversos estados brasileiros e está organizada em três grandes grupos, chamados províncias: a Província Brasileira, a Província do Sul e a Província de Fortaleza. É a esta última Província que pertencem os missionários Lazaristas presentes em nossa Diocese, de modo mais específico na Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Pedro do Rosário, onde o padre Nárion Alécio de Mendonça atua como pároco desde o dia 13 de fevereiro de 2021. Vale recordar que o nosso bispo diocesano, dom Evaldo Carvalho dos Santos, também faz parte desta mesma Congregação.

O Senhor derrame sobre ele e seus confrades as mais abundantes bênçãos, a fim de que continuem realizando, com êxito, a missão que lhes foi confiada!

Intenção para oração da assembleia

Pelos membros da Congregação da Missão, também conhecidos como Lazaristas ou Vicentinos, para que, seguindo as pegadas de seu fundador, São Vicente de Paulo, continuem se doando à causa do Evangelho, especialmente aos mais pobres e abandonados, rezemos.

Reflexão Vocacional 03 de Setembro de 2023

Mês de setembro, mês da bíblia este ano tendo como tema a Carta aos Efésios, desejamos que seja um momento de reavivar nossa adesão a Jesus, o Messias, o Filho de Deus, de recordar a nossa vocação batismal e de colocar nosso dom a serviço para a edificação do Corpo de Cristo: a Igreja.

Estamos também na semana do cuidado da criação, o Papa nos exorta com a carta encíclica Laudato sii, ao respeito do meio ambiente nossa casa comum. O primeiro domingo do mês é dedicado à oração e reflexão sobre a vocação ao ministério ordenado. Queremos lembrar hoje os padres idosos. Em nossa diocese, ainda não temos muitos padres que depois dos 75 anos ou por motivos de saúde são retirados e não exercem mais diretamente o serviço pastoral. Mas temos que prestar a nossa atenção e pensar como acompanhar os padres uma vez que por idade ou enfermidade não estão mais na ativa no ministério. Onde eles irão residir? Quem cuidará deles?

Como estamos nos preparando a estas eventuais presenças em nossa diocese? Neste dia queremos colocar a nossa preocupação nas mãos de Deus porque nos inspire caminhos que nos permitam de responder prontamente às necessidades futuras dos nossos presbíteros que doaram a vida pela Igreja e por seu povo.

Intenção para oração da assembleia

Faz, Senhor Jesus, com que os nossos sacerdotes saibam partilhar com os jovens a alegria da sua vida sacerdotal. Ampara os sacerdotes mais idosos e os mais doentes, os que se sentem mais tentados ou desanimados. Protege-os nas suas dificuldades, fortalece-os nas suas fragilidades.

Reflexão Vocacional 23 de Setembro de 2023

Neste 25º domingo do Tempo Comum, a liturgia nos mostra que o Senhor é muito bom e misericordioso para com todos e está perto dos que o invocam. Ele nos convida a trabalhar na construção do seu Reino e nos oferece a possibilidade de receber seus dons, ouvir sua Palavra e experimentar o amor que tem por nós. Neste dia da Bíblia, damos continuidade à nossa reflexão vocacional falando um pouco sobre os Ministros da Palavra. Trata-se de mulheres e homens generosos que coordenam celebrações da Palavra em lugar da celebração Eucarística, que se colocam a serviço do povo dirigindo a oração comunitária. A respeito deste Ministério, a CNBB, por meio do Documento 42, Sobre a Palavra de Deus, afirma o seguinte: “A celebração da Palavra de Deus, como expressão da Igreja reunida, supõe a presença de uma equipe de celebração que a prepare, anime e integre os diversos serviços: de acolhimento fraterno, da presidência, da animação, do canto, da proclamação das leituras e outros. Para o seu bom
desempenho, requer-se para a equipe a formação litúrgica. Convém que dela participem crianças, jovens, homens e mulheres”. Todo e qualquer cristão, pelo seu batismo e confirmação, pode realizar legitimamente o serviço deste ministério. No entanto, eles devem ser preparados com uma formação adequada para tal. Aos Ministros da Palavra de nossa diocese, nosso agradecimento pelo excelente trabalho que realizam em nossas comunidades, especialmente
naquelas onde não é possível celebrar com frequência a Sagrada Eucaristia. O Senhor os fortaleça em sua missão e suscite novas pessoas dispostas a desempenhar, com zelo e dedicação, esse ministério!

Intenção para oração da assembleia

Por todos os Ministros da Palavra, especialmente os de nossa diocese, para que continuem desempenhando, com zelo e ardor, a missão que lhes foi confiada, rezemos.

Reflexão Vocacional 01 de Outubro de 2023

Iniciamos este mês de outubro, mês missionário, celebrando o 26º domingo do Tempo Comum.

Nesta ocasião, a liturgia nos mostra que não é o nosso falar, mas sim o nosso agir que demonstra se cumprimos ou não a vontade divina. Dando continuidade às nossas reflexões dentro deste ano vocacional, queremos refletir sobre a vocação do episcopado, isto é, dos bispos, os quais receberam o terceiro e último grau do sacramento da Ordem (Os demais graus são o diaconado e presbiterado). “Entre as principais funções dos Bispos ocupa lugar preeminente a pregação do Evangelho. Os bispos são, com efeito, os arautos da fé, que conduzem a Cristo novos discípulos, e os doutores autênticos, que pregam ao povo a si confiado a fé que se deve crer e aplicar na vida. Do mesmo modo que pelo ministério da palavra comunicam a força de Deus para a salvação dos que creem (cf. Rm 1,16), assim também pelos sacramentos santificam os fiéis: são eles que regulam a administração do Baptismo, são eles os ministros originários da Confirmação, os dispensadores das sagradas Ordens, os moderadores da disciplina penitencial.

Investidos da plenitude do sacramento da Ordem, são ‘os administradores da graça do supremo sacerdócio’,
principalmente na Eucaristia, que eles mesmos oferecem ou providenciam para que seja oferecida. Toda a legítima celebração da Eucaristia é dirigida por eles. Em qualquer comunidade congregada em volta do altar, sob o ministério sagrado do Bispo manifesta-se o símbolo da caridade e unidade do Corpo místico.” (Pontifical Romano, n. 174). Ao longo de seus sessenta anos de existência, nossa diocese de Viana teve seis bispos: dom Amleto de Angelis, MSC, dom Francisco Hélio Campos, dom Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, dom Sebastião Lima Duarte e, atualmente, dom Evaldo Carvalho dos Santos. Destes seis, os dois primeiros já são falecidos. Bendigamos ao Senhor pelo ministério fecundo destes nossos pastores, os quais, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, doam/doaram sua vida em prol de seu rebanho!

Intenção para oração da assembleia

Pelos bispos que trabalharam em nossa diocese, especialmente dom Evaldo, que atualmente conduz esta parcela do Povo de Deus, para que continuem desempenhando, com amor e alegria, a missão que lhes foi confiada, rezemos.

Reflexão Vocacional 08 de Outubro de 2023

Neste 2º domingo do mês de outubro, mês missionário, celebramos o 27º domingo do Tempo Comum e o dia do nascituro. Nesta ocasião, a liturgia nos convida a cuidar da vinha amada do Senhor, para nela vermos florescer abundantemente o amor, a justiça e a bondade. Dando continuidade às nossas reflexões dentro deste ano vocacional, queremos refletir uma vez mais sobre a vocação matrimonial, especialmente sobre os filhos. A respeito deles o Papa Francisco falou o seguinte em uma de suas catequeses sobre a família: “Os filhos são a alegria da família
e da sociedade. Não são um problema de biologia reprodutiva, nem um dos numerosos modos de se realizar. E muito menos uma posse dos pais… Não, os filhos constituem um dom, um presente: entendestes? Os filhos são uma dádiva! Cada um é único e irrepetível; mas, ao mesmo tempo, está inconfundivelmente ligado às suas raízes. Com efeito, ser filho e filha, segundo o desígnio de Deus, significa trazer em si a memória e a esperança de um amor que se realizou precisamente acendendo a vida de outro ser humano, original e novo. E para os pais cada filho
é singular, diferente, diverso”. O Senhor nos conceda a graça de sermos bons filhos e de honrarmos sempre os nossos pais. Celebrando o dia do nascituro, rezemos também pelas políticas públicas de nosso país, para que favoreçam sempre a vida, desde a concepção até o seu declínio natural.

Intenção para oração da assembleia

Por todos nós, filhos e filhas, para que honremos nossos pais não apenas com palavras, mas sobretudo com nossas ações e que sejamos sempre promotores da vida, rezemos.

Reflexão Vocacional 15 de Outubro de 2023

Neste 3º domingo do mês de outubro, mês missionário, celebramos o 28º domingo do Tempo Comum. Dando continuidade às nossas reflexões dentro deste ano vocacional, queremos refletir sobre a importância da catequese na vida das nossas crianças e adolescentes, sobretudo por ser um período especial durante o qual os catequistas podem ajudar os catequizandos a redescobrir sua vocação primeira, a vocação à santidade, a respeito da qual nos diz o Papa
Francisco: “A santidade é um dom, é a dádiva que o Senhor Jesus nos oferece, quando nos toma consigo e nos reveste de si mesmo, tornando-nos como ele é. Na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo afirma que ‘Cristo amou a Igreja e se entregou por ela para a santificar’ (Ef 5,25-26)”. Mas em que consiste a santidade? Nosso Sumo Pontífice nos ajuda a responder esta pergunta de maneira bem didática: “Alguns pensam que a santidade é fechar os olhos e fazer cara de santinho! Não, a santidade não é isto! A santidade é algo maior, mais profundo, que Deus nos dá. Aliás, somos chamados a tornar-nos santos precisamente vivendo com amor e oferecendo o testemunho cristão nas ocupações diárias. E cada qual nas condições e situação de vida em que se encontra”. Peçamos, pois, ao Senhor que nos ajude a redescobrir nossa vocação batismal de sermos santos e santas e que, através do nosso testemunho, nossos catequizandos sintam-se impelidos a corresponder a este mesmo chamado.

Intenção para oração da assembleia

Pelos catequizandos de nossa Paróquia, para que busquem corresponder, com esforço e generosidade, à vocação de ser santos e santas, rezemos.

Reflexão Vocacional 22 de Outubro de 2023

Neste 4º domingo do mês de outubro, mês missionário, celebramos o 29º domingo do Tempo Comum. Dando continuidade às nossas reflexões dentro deste ano vocacional, queremos refletir sobre a vida religiosa, de modo particular sobre os votos simples e solenes. Tanto na primeira profissão quanto na profissão perpétua, os religiosos professam os mesmos votos: pobreza, castidade e obediência. A respeito deles nos diz a Constituição Dogmática Lumen Gentium, n. 43: “Os conselhos evangélicos de castidade consagrada a Deus, de pobreza e de obediência,
visto que fundados sobre a palavra e o exemplo de Cristo e recomendados pelos Apóstolos, pelos Padres, Doutores e Pastores da Igreja, são um dom divino, que a mesma Igreja recebeu do seu Senhor e com a sua graça sempre conserva”. E o Decreto Perfectae Caritatis nos números 12 a 14 resume muito bem cada um deles: 1) “A castidade ‘por amor do reino dos céus’ (Mt 19,12), que os religiosos professam, deve ser tida como exímio dom da graça.

Liberta de modo singular o coração do homem (cf. 1Cor 7,32-35), para que mais se acenda na caridade para com Deus e para com todos os homens”; 2) “A pobreza voluntária abraçada para seguir a Cristo, do que ela é um sinal hoje muito apreciado, seja diligentemente cultivada pelos religiosos e, se for necessário, exprima-se até sob novas formas. Por ela é participada a pobreza de Cristo, que sendo rico, por nosso amor se fez pobre, para que nós fôssemos ricos da sua pobreza” (cf. 2Cor 8,9; Mt 8,20); 3) “Pela profissão da obediência, os religiosos oferecem a plena oblação da própria vontade como sacrifício de si mesmos a Deus, e por ele se unem mais constante e
seguramente à vontade divina salvífica”. Já que os votos simples (temporários) e solenes (perpétuos) são os mesmos, onde está a diferença? A diferença diz respeito ao tempo. Ao emitir os votos simples, o religioso ou religiosa dão um sim por um determinado período, ao passo que na profissão perpétua ele dá um sim definitivo e promete viver nessa condição por toda a vida.

Rezemos, pois, pelos religiosos e religiosas para que sejam fiéis aos votos que assumiram perante Deus, a Igreja e sua Congregação ou Instituto.

Intenção para oração da assembleia

Pelos religiosos e religiosas, para que, vivendo fielmente sua consagração mediante a prática dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, sejam sinal anunciador do Reino dos Céus, rezemos.

Reflexão Vocacional 29 de Outubro de 2023

Com a celebração deste 30º domingo do Tempo Comum, entramos na reta final desse mês de outubro dedicado às missões. Na liturgia deste fim de semana Jesus nos exorta a viver o amor, centro da sua mensagem, deixando-nos dois mandamentos inseparáveis: amar a Deus, pelo cumprimento de sua vontade, e amar o próximo, pelo estabelecimento de relações de serviço e solidariedade com os irmãos e irmãs. Dando continuidade às nossas reflexões dentro deste ano vocacional, discorreremos sobre a missão. Nesse sentido, vale recordar o tema do nosso ano vocacional: Vocação: graça e missão. A vocação é graça, porque é um dom de Deus que cada um de nós recebe, pois é ele que nos chama individualmente. Mas a vocação também é missão, pois somos chamados a corresponder a esta graça que de Deus recebemos. Dito com as palavras do Texto-Base deste ano vocacional, n. 1: “Enquanto a graça faz o coração arder, a missão faz os pés estarem a caminho, em movimento”.

Peçamos, pois, ao Senhor que nos conceda a graça de corresponder, com palavras e ações, ao chamado que ele nos fez. E se ainda não descobrimos nossa real vocação, peçamos-lhe que nos ajude nesse processo de discernimento, para que assim possamos também ajudar os nossos irmãos e irmãs nesse mesmo caminho de descoberta vocacional.

Intenção para oração da assembleia

Por todos nós aqui reunidos, para que nos conscientizemos cada vez mais de que a vocação que de Deus recebemos é graça que faz o nosso coração arder e missão que coloca nossos pés a caminho, rezemos.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.