Notícias da Diocese › 09/09/2024

Dioceses do Regional Nordeste 5 se preparam para o 30º Grito dos Excluídos e das Excluídas

“Vida em Primeiro Lugar! Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”. Este é o tema do 30º Grito dos Excluídos e das Excluídas, fruto de um processo da Semana Social Brasileira e de articulação das Pastorais Sociais de todo Brasil.

No Regional Nordeste 5, cada diocese realiza atividades conforme sua realidade, que vão de celebrações da Santa Missa a caminhadas pelas principais ruas das cidades do Maranhão.

Abaixo seguem as atividades que acontecerão em algumas das dioceses e na arquidiocese:

Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Dia 7 – Santa Missa, na Igreja São Judas Tadeu, às 17h, presidida pelo padre Everaldo Araújo, pároco da Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Vigário Geral da Arquidiocese

Diocese de Caxias do Maranhão

Dia 7 – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, presidida por padre Ribamar. Na oportunidade, será enfatizada a coleta de assinaturas do Projeto de Lei contra a pulverização aérea de agrotóxicos.

Além da celebração, a diocese, através da Pastoral da Comunicação fortalece o Grito com estratégias de comunicação para redes sociais e Podcast sobre o 30º Grito com a participação dos padres Ribamar e Francisco de Assis, Irmão Paulo David, e Sônia Leite.

Já no Zonal V Timon (MA), no dia 07/09, às 07h, o Grito acontece na Paróquia São Francisco com a participação das paróquias: São José, Santo Antônio, Menino Jesus e Apóstolos Pedro e Paulo.

E, no Vicariato São José, também em Timon (MA), no dia 07/09, às 07h acontece uma caminhada com a participação das cinco paróquias da cidade, com a adesão de ONG’s e demais movimentos. O percurso passará por quatro bairros na área territorial da Paróquia São Francisco de Assis e contará com cinco paradas que refletirão em sequencia os temas: “Defesa da Casa Comum, Ecologia Integral”; “Violência contra a Mulher, Jovens e Idosos”; “Educação”; “Saúde”; e “Terra, Teto e Trabalho”.

Diocese de Balsas

Da diocese de Balsas, acontece na cidade de Mangabeiras a programação do 30º Grito em três momentos: o primeiro no Festejo de Nossa Senhora de Nazaré, que começa no dia 7; o segundo será no dia 08/09, na Santa Missa das 6h30, na Igreja São Francisco; e o último às 16h30 na Igreja Matriz.

Diocese de Brejo

A diocese de Brejo já deu iniciou às atividades com uma live na segunda-feira (02/09), com a participação dos líderes das pastorais sociais e, de dom Valdeci Mendes, bispo da diocese de Brejo e referencial para as Pastorais Sociais no Regional Nordeste 5, e presidente da Comissão Sociotransformadora da CNBB. Confira a seguir:

Como surgiu o Grito dos Excluídos e Excluídas?

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avalição do processo da 2ª Semana Social Brasileia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994. Surgiu como forma de dar continuidade e concretizar os debates e o tema da semana “Brasil, alternativas e protagonistas”, ou “O Brasil que a gente quer”. Assim como, inspirada no lema da Campanha da Fraternidade de 95, que tinha por tema “Fraternidade e Excluídos” e lema: “Eras tu, Senhor?”.​

Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência, proclamado por um príncipe, em 1822. Nesse sentido, desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas tem como objetivo levar às ruas e praças, os gritos ocultos e sufocados, silenciosos e silenciados, que emergem dos campos, porões e periferias da sociedade. Trata-se de revelar, à luz do dia e diante da opinião pública, as dores e sofrimentos que governos e autoridades tendem a varrer para debaixo do tapete. Trazer à superfície os males e correntes profundas que atormentam o dia-a-dia da população de baixa renda.

O primeiro Grito dos Excluídos e Excluídas foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, e ecoou em 170 localidades. Em Aparecida/SP, aconteceu junto com a Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadores, parceria que continua até hoje.

Fonte: www.cnbbne5.org