Concluindo o dia de hoje (17) data do anúncio da Nomeação Episcopal do Monsenhor Giuseppe, foi celebrada missa em ação de graças e na oportunidade foram abençoadas e entregues ao Monsenhor Spiga insígnias (objetos símbolos do ministério episcopal).
A Missa iniciou às 18h30 na Igreja Matriz Santo Antônio em Santa Inês (MA) e contou com a presença dede boa representação de fiéis de Santa Inês e cidades vizinhas: leigos, religiosas e a maior parte do clero da Diocese de Viana.
Dom Evaldo iniciou presidindo a celebração e após a acolhida, o Pe. Jeronimo disse da alegria de estar acolhendo todos em sua paróquia e em seguida o bispo falou da motivação da celebração, e seguiu a missa até a homilia. Refletiu a partir das leituras do dia, de modo particular o Evangelho. Também falou do ministério episcopal como dom da Igreja.
Após a homilia Dom Evaldo abençoou o solidéu e a cruz peitoral e pediu ao padre mais velho no ministério, Pe. Ferreira e ao mais novo, Pe. Danrlley com impusessem as insígnias no Mons. Giuseppe e passou para a presidência da Celebração, que transcorreu como de costume até o fim. Após a comunhão, Pe. Jerônimo tomou a palavra e recordou emocionado que sua Mãe dizia que é o Espirito que escolhe os bispos, é coisa de Deus. E deu em nome da paróquia uma singela lembrança : uma vela de produção própria. Antes da benção final, o bispo eleito agradeceu ao presentes, todo o povo da diocese de Viana e ao Papa Francisco. Disse que sempre pensou que aceitar o episcopado é aceitar uma cruz a mais. Lembrou do momento em que o Núncio o comunicou da decisão do Papa Francisco e que aceitou de imediato, pois missão pedida pelo papa não se rejeita. Por fim ele deu a benção e foi ao Sítio dos Padres jantar com os presbíteros e se confraternizar.
Por Nilton Lima
Fotos: Hélio Pereira, Jeovane Alfa, Pe. Danrlley Ferreira e Pe. Francinaldo Silva
FONTE: Diocese de Viana