Notícias da Diocese › 23/11/2023

Assembleia Diocesana de Viana reflete IVC e sinodalidade

Durante a programação da Assembleia ocorreu ainda a ordenação de três novos presbíteros para a Igreja particular de Viana (MA)

Entre os dias 17 e 19 de novembro aconteceu a Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Viana. Para esta edição, a temática escolhida foi “IVC e forania a serviço da sinodalidade na Diocese de Viana”. E como lema: “Todos batizados em um só espirito para ser um só corpo” (1Cor 12,13). Participaram todos os padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas, leigos e leigas da Igreja particular de Viana, Maranhão.

“Nosso objetivo ao propor a IVC como tema da Assembleia Diocesana, é exatamente retomar o processo de implantação da Iniciação à Vida Cristã na diocese. Esta iniciativa em decorrência dos impactos das medidas sanitárias no período da pandemia sofreu um certo arrefecimento, agora queremos avançar nesse processo de implantação da IVC, contando para isso com o empenho de cada forania”, afirmou dom Evaldo Carvalho, bispo diocesano da Diocese de Viana.

Agora queremos avançar nesse processo de implantação da IVC, contando para isso com o empenho de cada forania.

Programação

A programação iniciou na sexta-feira (17) com almoço, e em seguida uma mística e abertura oficial. Neste primeiro dia já foi iniciado a reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã com assessoria de padre Moraes. Já o segundo dia foi dedicado ao planejamento por forania.

“Pretendemos também seguir aprofundando e consolidando a reestruturação pastoral da Diocese de Viana em foranias para a efetivação do nosso plano pastoral”, destaca dom Evaldo Carvalho.

A Assembleia foi finalizada no domingo (19) com almoço. Mas, antes houve Santa Missa presidida por dom Evaldo, e encaminhamentos e considerações finais. De acordo com dom Evaldo, o próximo passo é ampliar a discussão do IVC na diocese e iniciar a implantação de iniciação nas paróquias.

Sinodalidade

Dom Evaldo Carvalho CM, bispo diocesano de Viana, esteve à frente de toda a Assembleia.

“Os próximos passos serão exatamente ampliar a discussão entre leigos, clero e Vida Consagrada; organizar estudos nas foranias e paróquias; iniciar o itinerário de iniciação nas paróquias que já se encontram em condições para isto. Queremos ainda continuar a reflexão em toda a Diocese sobre a sinodalidade e aguardando as sugestões da Assembleia Sinodal para integrá-las em nosso plano pastoral”, disse.

Queremos ainda continuar a reflexão em toda a Diocese sobre a sinodalidade.

Dimensão Territorial da Diocese de Viana

A Igreja particular de Viana é composta por sete foranias, que se constituem em pequenos grupos de paróquias com territórios missionários próximos. Ao todo, são 27 paróquias pertencentes à Diocese de Viana. Confira o mapa geral da diocese, a seguir:

Ordenação Presbiteral

Fez parte da programação da Assembleia Diocesana de Viana, a ordenação presbiteral de três diáconos: Danrlley Ferreira, Werbeson Costa e Aldeanes de Souza. A Santa Missa aconteceu na Matriz de Santo Antônio de Pádua, em Santa Inês. Os diáconos foram ordenados pelas mãos de dom Evaldo Carvalho e agora são presbíteros para o serviço da Santa Igreja.

Fotos: Pascom Diocese de Viana.