Notícias da Diocese › 25/07/2022

Comunicadores do Regional Nordeste 5 participam do 7º Encontro Nacional

Reunidos desde a sexta-feira (22/07), no mosteiro de Itaici, em São Paulo, comunicadores de todo Brasil refletiram o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”, por ocasião do 7º Encontro Nacional da PASCOM.

A Pascom Maranhão (Regional Nordeste 5) foi representada por dois agentes: diácono Ferdnando, da diocese de Viana; e Vinícius Santos, da diocese de Balsas. Participante pela primeira vez no Encontro, Vinícius nos escreve:

Com o coração repleto de alegria estou participando do 7º Encontro Nacional da PASCOM que está sendo realizado aqui no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba/SP.

Participar do encontro está sendo um momento muito gratificante, pois além de todas as reflexões que estão sendo feitas para nos ajudar a melhor comunicar em nossas dioceses/paróquias, esse é o primeiro encontro a nível nacional da PASCOM que participo desde o meu ingresso na PASCOM diocesana.

Aqui estamos reunidos com pasconeiros, pasconeiras, padres e bispos de diversos estados do Brasil, de forma presencial, e também de forma remota.

Várias partilhas de experiências estão sendo feitas e com elas nascem ideias e sugestões para colocarmos em prática em nossas Igrejas locais.

Por fim, peço a Nossa Senhora da Comunicação que nos ensine a comunicação do amor.

Vinícius (diocese de Balsas) e diácono permanente Ferdnando (diocese de Viana) representaram o Regional Nordeste 5 no 7º Encontro Nacional da Pascom.

Representando a diocese de Viana, diácono Ferdnando, também enviou sua mensagem:

“Este momento especial, esperado por todos nós, pasconeiras e pasconeiros, nos faz sentir uma vibração do chamado do Evangelho de Nosso Senhor, Tiqva do hebraico “esperança”. Essa mensagem nos faz comprometidos aqui representando as dioceses de Balsas (Vinicius) e Viana (diác. Ferdnando) com a missão, comunhão e participação na comunicação no nosso Regional NE5 – Maranhão. Roguemos a Nossa Senhora da Comunicação para que sejamos fiéis ao chamado a Igreja Sinodal. Menos clericalizada e mais servidora aos pobres e excluídos”.

Nova coordenação nacional

Na noite do sábado (23/07), foi eleita a nova coordenação da PASCOM Brasil ficando assim composta:

Coordenador: Marcus Tullius – Regional Leste 2

Vice coordenadora: Janaína Gonçalves – Regional Leste 2

Secretário: Alex Ferreira – Regional Nordeste 1

Encerramento

O Encontro encerrou neste domingo (24/07). A programação do domingo contou com um painel temático, um momento de bate-papo com a coordenação nacional e a celebração de envio, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Joaquim Mol, e concelebrada pelos demais bispos, padres e diáconos presentes.

A seguir, mais registros dos nossos comunicadores:

Fonte: www.cnbbne5.org