Notícias da Diocese › 27/09/2021

Coordenação Regional Nordeste V do Terço dos Homens Mãe Rainha promoveu Encontro de Formação no Sitio dos Padres em Santa Inês

A cidade de Santa Inês sediou no último sábado, 25/09, o primeiro de uma série de Encontros que estão sendo promovidos pela Coordenação Regional Nordeste V do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) com os Coordenadores das doze Dioceses do Estado do Maranhão. “O propósito é nos reunirmos com todos, oferecendo formação para que o nosso trabalho de evangelização, espiritualidade e administrativo caminhe em busca de uma uniformização, porque a Igreja é unidade”, declarou José Ribamar Costa Veloso, Coordenador Regional do THMR.

No Sitio dos Padres, local do Encontro, foram reunidos os representantes das Dioceses de Viana, Pinheiro e Bacabal. Zé Doca, por motivo de força maior, não compareceu. O próximo vai acontecer em Peritoró com as Dioceses de Caxias, Coroatá, Brejo e São Luís, encerrando dia quatro de dezembro em Imperatriz, com Imperatriz, Balsas, Carolina e Grajaú.

O ENCONTRO

As boas vindas foram dadas aos visitantes pelos Terço dos Homens das Paróquias Santa Inês e São Cristóvão. Logo pela manhã as comitivas começaram a chegar e após o almoço foram iniciadas as atividades. O Pároco da Paróquia Matriz Santa Inês, Padre Joelson Castro, fez as orações e bênçãos. Seguiu-se a dinâmica das apresentações de cada participante e as temáticas desenvolvidas dentro da programação prevista, entre as quais, a origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt e a fundação do Terço dos Homens Mãe Rainha, O que é o THMR e como surgiu e se desenvolveu no Brasil, a Estrutura do Movimento nos seus diversos níveis, as Diretrizes para Organização, como rezar o Rosário, dentre outros que foram abordados ao longo da tarde.

Para Milson Silva, secretário Diocesano do THMR da Área dos Lagos, “Foi de muito proveito, pois nós tivemos um aprendizado, na verdade. Olhamos como está o nosso Terço dos Homens e como devemos seguir. Todos falaram de suas vivências, de como funciona o Terço em cada Diocese para que pudéssemos dialogar e trocar experiências, contribuindo assim com o aumento do conhecimento entre nós e a aproximação maior com o Regional”, completou.
“É muito salutar estar hoje com a Coordenação Regional, dialogando, interagindo, fortalecendo o nosso Movimento.

O Terço dos Homens é lugar de homens diferenciados. Quero aproveitar e convidar o Coordenador Regional, Veloso, e toda sua equipe, para participarem conosco dos grandes eventos, das festividades nas Dioceses, como a nossa Romaria, por exemplo. Isso é muito importante. Essa presença do Regional entre nós” declarou Zé Artur, Coordenador Diocesano do THMR da área do Pindaré.

ANO JUBILAR

O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) está completando o Jubileu de Prata em maio de 2022. Então, desde o dia 30 de maio deste ano, o Movimento está desenvolvendo uma programação voltada para as comemorações dos 25 anos de sua existência oficial no Brasil através do reconhecimento pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1997.

No Maranhão foi instituído o Dia Estadual do Terço dos Homens, que será no último domingo do mês abril. A conquista foi conseguida por meio do PL – projeto de Lei no270 da Deputada Helena Dualib, transformando-se em Lei (no 11.497 de 17.06.2021), sancionada pelo Governo do Estado.