Notícias da Diocese › 15/06/2022

Corpus Christi 2022: dioceses do Maranhão celebram o Corpo de Cristo nesta quinta, (16)

Após dois anos sem a presença dos fiéis, a Solenidade retorna ao projeto presencial com Santa Missa e procissão

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também chamada de Corpus Christi – expressão latina que significa Corpo de Cristo – é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus se reuniu com seus apóstolos para a Última Ceia.

A Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Em 1317, a festividade foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa João XXII. A celebração da festa consta de Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, será adorada no ostensório ao longo da procissão.

Uma tradição sempre presente nesta solenidade é a confecção dos tapetes. Esse tapete é utilizado como um caminho para a passagem de Jesus Eucarístico no meio do povo durante a procissão. Normalmente contém trechos bíblicos, símbolos de movimentos eclesiais, pastorais e imagens do próprio Corpo de Cristo, em forma de hóstia ou no ostensório. Para sua confecção são utilizados diversos materiais como borra de café, cascas de ovos, serragem e tintas.

No Regional Nordeste 5, as dioceses se organizam de forma particular para celebrar esta grande festa. Cada uma com sua realidade, mas com a mesma intenção: celebrar o Corpo e Sangue de Jesus Cristo que se faz pão, na eucaristia.

A seguir destacamos as programações de algumas dioceses e da arquidiocese:

Arquidiocese de São Luís

Com o tema: “Comunhão, participação e missão” e o lema: “Que todos sejam um” (Jo 17,20), a Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de São Luís do Maranhão acontecerá dia 16 de junho. A programação inicia às 15h, no estádio municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, com Missa presidida por dom Gilberto Pastana, às 17, seguida de procissão luminosa pelas ruas do centro histórico de São Luís.

Durante o percurso da procissão, ocorrerá a benção com o Santíssimo Sacramento em três paradas. Após saída do Nhozinho Santos, os fiéis caminharão até a Igreja de São João, onde haverá a primeira benção. Na sequência, dirigem-se para a Igreja do Carmo, praça João Lisboa, para a segunda benção, seguindo para a Igreja da Sé, onde ocorrerá a terceira e última benção com o Santíssimo Sacramento.

Diocese de Imperatriz

Ocorreu no dia 11 (sábado) o tradicional passeio Ciclístico de Corpus Christi da diocese de Imperatriz. Nesta quarta (15) acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as paróquias da diocese.

Para melhor alcançar os fiéis, a Solenidade de Corpus Christi, em Imperatriz, será em nível paroquial. Cada paróquia realizará a sua celebração e procissão, conforme seu calendário.

Em comunhão, a diocese realiza a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis.

Diocese de Balsas

Em Balsas, haverá celebração às 07h, na Matriz de Santo Antônio. Ainda na parte da manhã, de 08h30 às 11h30, haverá um encontro para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

A procissão está prevista para às 17h30, saindo da praça da Matriz até a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Potosí.

Diocese de Bacabal

A diocese de Bacabal celebra às 17h, no Espaço Catedral, com a presidência do bispo diocesano, dom Armando Martinez. Em seguida, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de quatro paróquias da cidade de Bacabal.

Diocese de Pinheiro

Com o tema: “Eucaristia: Um único pão; um só corpo” (cf. 1Cor 10,17), a diocese de Pinheiro realizou o Tríduo Eucarístico em preparação a Solenidade de Corpus Christi, de 13 a 15 de junho.

Diocese de Caxias

A celebração de Corpus Christi será em nível paroquial. Na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, haverá missa, às 17h e após, procissão com pequeno percurso nas imediações em torno da mesma. O evento será concluído com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e benção final.

Na diocese de Viana, a Solenidade será realizada nas paróquias. Na Paróquia Santa Inês, a celebração será às 17h, seguida de procissão pelas ruas. Na Paróquia São Cristóvão, de 08h às 18h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, finalizando com celebração e procissão em direção à comunidade Sagrado Coração de Jesus. Na Paróquia São Benedito, em Cajari, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h, na Igreja da Conceição, procissão com saída prevista para às 17h, e Santa Missa no salão paroquial. Na Paróquia Imaculada Conceição, a programação inicia às 15h com a Adoração Eucarística e às 19h15 com a Solene Eucaristia.