Texto: Pe. Danrlley Ferreira
Fotos: Dom Evaldo e Pe. Nilton Lima
Como parte da implementação do Plano Diocesano de Pastoral – Pilar da Caridade aconteceu em Santa Inês, no Sítio dos Padres, no dia último 30 de Março, Domingo da Alegria, a Reunião/Formação sobre a Cáritas, que com representantes de 21 paróquias da Diocese de Viana, entre leigos, padres, religiosos/as, diácono permanente e também o Bispo Diocesano Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM, que é o bispo referencial de Cáritas no Regional NE5. (Destacamos as Foranias Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha e Todos os Santos por estarem completas)
A reunião tinha o objetivo de pensar a reativação da Cáritas na Diocese de Viana, uma vez que no momento só existe de direito, de fato não mais. E foi conduzida por parte da equipe regional de Cáritas: a secretária executiva, Lucineth Cordeiro, e a coordenadora colegiada, Lena Machado.
Depois da apresentação dos participantes e assessores, houve um breve estudo sobre o que é a Cáritas e o seu funcionamento, além de projetos e ações realizadas no Maranhão.
Dentre a fala foi destacada a missão de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e transformando toda forma de vida. Além de orientações estratégicas que é Promover iniciativas, Defender direitos, Organizar e Integrar agentes voluntários.
Para encerrar o encontro na parte da manhã foi acentuada a importância e a missão da Cáritas diocesana. E houve pausa para o almoço.
Na retomada foi realizado trabalho em em grupos a partir da experiencia da parte da manhã e se os presentes representando as paróquias queriam, de fato, a reativação da Cáritas na Diocese. Na apresentação dos relatórios ficou evidente que todos queria a reativação, inclusive apontando pistas de ação.
No último momento Lena Machado explicou que a reativação passaria pela eleição de uma diretoria diocesana e de um conselho fiscal e que isso deveria ser feito em uma assembleia diocesana de Cáritas e indicou que se deveria constituir uma comissão para, junto à Coordenação Diocesana de Pastoral e o Bispo Diocesano, preparar esta assembleia. Iniciou-se uma discussão ao modo tempestade de ideias, sobre como deveria ser constituída a comissão.
Foi decidido que cada forania deveria reunir-se rapidinho e indicar um nome. E assim foi feito.
Comissão para Assembleia da Cáritas
A comissão ficou assim constituída:
Forania I – Santa Rita de Cássia: Leonardo, da Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis, em Buriticupu (MA).
Forania II – São Francisco Xavier: Lúcia Fonseca, da Paróquia São Francisco de Assis, em Alto Alegre do Pindaré (MA)
Forania III – Santa Inês – Edinaldo, da Paróquia Santa Inês, em Santa Inês (MA)
Forania IV – Imaculada Conceição – Mauro Sérgio, da Paróquia São Francisco Xavier, em Monção (MA)
Forania V – Santa Teresinha – Régia, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Viana (MA)
Forania VI – Todos os Santos – Marcos Vinícius, da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário, em Pedro do Rosário (MA)
Forania VII – São Pedro e São Paulo – Léya Pacheco, da Paróquia São Vicente Férrer, em São Vicente Férrer (MA)
Coleta de Assinaturas para Lei contra pulverização aérea de agrotóxicos
Por fim, Lucinete aproveitou a oportunidade para falar da gravidade de contaminação por veneno em que vive todo o Maranhão e para mais incentivar as lideranças em embarcarem com força nessa coleta de assinaturas, que foi assumida agora como gesto concreto da Campanha da Fraternidade/2025 e do Jubileu da Esperança. Disse que todos deve ajudar nas suas paróquias.
Comissão escolhida para preparar a Assembleia Diocesana de Cáritas
FONTE: Diocese de Viana