Texto e Fotos: Pascom da Catedral de Viana
A Celebração do Jubileu da Esperança continua na Diocese de Viana. Depois da abertura oficial feita em todas as Paróquias no dia 29 de dezembro passado, da instituição e abertura das Igrejas Jubilares em cada forania e do Dia D de Formação Diocesano, feito também na modalidade paroquial chegamos a mais acontecimento a Peregrinação da CHAMA DIOCESANA DA ESPERANÇA. O primeiro passo foi dado na Catedral Nossa Senhora da Conceição, neste domingo (20). A cerimônia ocorreu durante a celebração Solene da Páscoa e foi marcada pelo acendimento oficial da da grande Vela, por Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM, antes de viajar para a Assembleia Geral da CNBB – 2025.
A Chama Viva representa a luz de Cristo ressuscitado e a esperança que guia os fiéis neste tempo jubilar. O símbolo permanecerá na cidade de Viana por uma semana e, no próximo domingo (27), seguirá em peregrinação para a Forania I – Santa Rita de Cássia, começando na Paróquia da Transfiguração, em Bom Jesus das Selvas, (MA), de onde percorrerá por todas as foranias.
A CHAMA DIOCESANA DA ESPERANÇA chegará e sairá sempre em dia de Domingo ou de grande festa nas paróquias. A chegada na foranias se dará na Igreja Jubilar, em missa presidida pelo Bispo Diocesano ou pelo Vigário Geral e passará uma semana em cada forania. A esta chama Grande se unirá uma menor que foi chamada de Chama Viva Paroquial e será acendida na Chama Diocesana.
A peregrinação da chama tem o objetivo de envolver todas as paróquias e comunidades da Diocese, promovendo momentos de oração, reflexão e comunhão entre os fiéis. O percurso se estenderá até o mês de novembro, quando será encerrado o Ano Jubilar e a chama retornará a Viana para os últimos dias de celebração.
FONTE: Diocese de Viana