Notícias da Diocese › 23/02/2023

Em preparação para o 15º Intereclesial das CEB’s, Regional NE 5 realiza peregrinação

Até o final de fevereiro, o ícone permanece na diocese de Balsas. Foto: Jean Araújo

Desde dezembro de 2022, o ícone do 15º Intereclesial das CEB’s peregrina pelas dioceses do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A primeira a receber foi a Arquidiocese de São Luís, seguida pela diocese de Coroatá, diocese de Brejo e diocese de Caxias. Atualmente encontra-se na diocese de Balsas.

O ícone, símbolo do 15° Intereclesial, é composto pela imagem da Catedral Santa Cruz, da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, uma bíblia e uma casa, que simboliza a primeira comunidade que recebia os encontros, os grupos de reflexão, as orações e os terços. Há, também, uma cruz, que simboliza a força para os cristãos não desanimarem na caminhada e as fitas, que representam a diversidade e os continentes.

De 01 a 15 de fevereiro, o ícone esteve na diocese de Caxias – Maranhão. Foto: Jean Araújo

A peregrinação visa contemplar todas as (arqui)dioceses do Regional Nordeste 5 até o mês de junho, em preparação para o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que acontece de 18 a 22 de julho de 2023, em Rondonópolis-Guiratinga (MT).

O tema do 15º Intereclesial é “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (Isaías 65,17ss).

Sobre o ícone

Dom Valdeci acolheu o ícone durante passagem pela diocese de Brejo. Foto: Diocese de Brejo.

A identidade visual do ícone do 15º Intereclesial apresenta elementos que ajudam a entender e rezar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. A arte foi pensada a partir do cartaz do 15º Intereclesial, que traz a imagem da Santa Cruz (Catedral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga).

A cruz, símbolo dos povos crucificados e da libertação. A cruz do seguimento de Jesus de Nazaré. A oca indígena (na parte de trás, na base da cruz) representa as grandes causas das CEBs, as diferentes etnias: somos Igreja composta pela resistência dos povos originários, pela força do povo negro, esperançosos como os caboclos, sertanejos, refugiados, migrantes e imigrantes, povo do campo e da cidade.

É a Igreja das casas, a Igreja Doméstica, a Igreja povo de Deus. A Palavra de Deus, luz e lâmpada para o nosso caminho, a grande herança que recebemos com a leitura popular da bíblia, que marca profundamente a identidade das Comunidades Eclesiais de Base.

As fitas coloridas, símbolo da diversidade de ministérios, carismas, serviços e lutas. Símbolo da missionariedade, de uma Igreja em Saída para as periferias, a serviço da vida plena para todos e todas.

Confira a programação completa da peregrinação do ícone do 15° Intereclesial das CEB’s no Maranhão:

• Dezembro de 2022 – Arquidiocese de São Luís;

• De 01 a 15 de janeiro – Diocese de Coroatá;

• De 16 a 31 de janeiro – Diocese de Brejo;

• De 01 a 15 de fevereiro – Diocese de Caxias;

• De 16 a 28 de fevereiro – Diocese de Balsas;

• De 01 a 15 de março – Diocese de Carolina

• De 16 a 31 de março – Diocese de Grajaú;

• Durante o mês de abril – Diocese de Imperatriz;

• De 01 a 15 de maio – Diocese de Viana;

• De 16 a 31 de maio – Diocese de Bacabal;

• De 01 a 15 de junho – Diocese de Zé Doca;

• De 16 a 30 de junho – Diocese de Pinheiro.

Fonte: www.cnbbne5.org