Notícias da Diocese › 02/05/2019

Encontrão de Comunicação reúne Comunicadores das paróquias da Diocese de Viana, em Santa Inês

Comunicadores católicos de 17 paróquias maranhenses participaram do 5º Encontrão de Comunicação, organizado pela Comissão Paroquial para a Pastoral da Comunicação, da Paróquia Santa Inês (Diocese de Viana), entre os dias 26 e 28 de abril, na Centro de Formação “Sítio dos Padres”. O evento foi animado pelo tema “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, seguindo a proposta da carta lançada pelo Papa Francisco para o 53º Dia Mundial Pelas Comunicações Social.

Há quem pense que o trabalho dos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) se limite a tirar fotos, postar nas redes sociais digitais ou a fazer um jornalzinho. Tudo isso também faz parte das atribuições dos “pasconianos”, mas sua missão é muito mais ampla. Segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, os grupos de Pascom devem atuar em quatro eixos: formação, articulação, espiritualidade e produção. Cada um desses pontos foi contemplado na programação do Encontrão.

A “Espiritualidade do comunicador na vida pastoral” foi abordada pelo padre Luiz Siqueira, scj, da Paróquia Santa Inês, que fez a abertura do evento. Ao elencar aspectos que devem sustentar a caminhada dos agentes da Pascom, ele destacou a necessidade de dar atenção ao que Deus quer falar. Além da palestra, o eixo espiritualidade foi praticado em momentos de adoração ao Santíssimo, na Hora Santa pela Comunicação, e com a presença dos encontristas na Santa Missa, na Igreja Matriz.

Para abranger os eixos formação e produção, foram ofertadas três oficinas: Produção de texto, com o jornalista Rômulo Gomes; Fotografia, ministrada pelo fotógrafo Ribamar Carvalho; e Design Gráfico, com o designer David Guilhon. “Sou agente da Pascom há 8 anos. Na minha trajetória, observei que uma das maiores dificuldades dos agentes da pastoral diz respeito à produção de textos. Uma oficina como esta instrumentaliza os agentes com técnicas que ajudam na construção de conteúdo jornalístico”, comentou o jornalista Rômulo Gomes.

A programação incluiu, ainda, palestras que destacaram a carta do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais e o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (documento 99). “O papa Francisco quer continuar o legado dos papas desde Paulo VI, quando convocou o 1º Dia Mundial das Comunicações, para suscitar uma preocupação de fazer a pastoral acontecer na igreja, quer dentro ou fora dela”, afirmou o relações públicas Paulo Victor, que comentou a carta. A palestra sobre o Diretório de Comunicação foi ministrada pela coordenadora da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral da Comunicação, Duda Garcês, com enfoque ao eixo da articulação e incentivo à implantação de novos grupos de Pascom.

“O encontrão se tornou parte integrante dos calendários da Pascom em nossa paróquia. Todos os anos promovemos de forma dinâmica, capaz de envolver não só os membros da Pascom, mas, aqueles que se sentem chamados ao serviço do anúncio do Evangelho”, explicou o coordenador da Comissão Paroquial da Pastoral da Comunicação, Leandro Araújo. A Pascom é uma pastoral a serviço de todas as outras pastorais da Igreja”, completou.

Pastoral de Conjunto

Além dos agentes da Pascom, participaram membros de outras pastorais e movimentos da Igreja Católica, concretizando a proposta de uma pastoral em conjunto, que faz jus ao desejo do papa Francisco de promover uma unidade na diversidade. O diácono Ferdnando da Silva, coordenador diocesano da Pastoral de Comunicação (PASCOM), explicou que a pastoral de conjunto se exerce quando se reúnem as diversas atuações da Igreja numa mesma atividade.

A assessora da Pastoral da Juventude (PJ), Gizelma Borges, gostou de conhecer mais sobre o trabalho da Pascom. Membro da Pastoral Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora Conceição, no bairro do Anil, em São Luís, Leila Fonseca afirmou que a comunicação contribui para maior compreensão e participação nas celebrações.

O Encontrão alcançou, também, os profissionais que se dividem entre veículos de comunicação seculares e as mídias da Igreja. Foi o caso da colunista e editora da Revista e Jornal Agora Santa Inês e comunicadora social da Renovação Carismática Católica, Patrícia Silveira. “Hoje eu vejo que a gente está dando um grande passo pra comunicação no nosso estado. O encontro está sendo muito proveitoso e isso, com certeza, nos motiva a servir e a dizer o sim para esse momento que é servir na Pascom”, disse, empolgada.

*Este texto foi produzido com base no conteúdo elaborado pelos participantes da oficina de Produção de texto do Encontrão.