Notícias da Diocese › 14/05/2020

“Muito agradecido a Deus Pai”, diz dom Xavier após alta médica

Bispo emérito de Viana recebe alta

e a sua palavra é gratidão.

Com cansaço e tosse persistentes, por orientação médica, dom Xavier Gilles foi encaminhado, na quarta-feira seis de maio, a um hospital particular da capital maranhense para exames; diante dos resultados foi aconselhada pela equipe médica sua internação. O bispo emérito de Viana desde então permaneceu internado sob observação e avaliação com exames diários.

O diácono transitório Bruno Pimenta, que exerce seu ministério no Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, o acompanhou durante o processo de internação e exames. Segundo o diácono, dom Xavier progredia bem durante todo o tratamento, de modo que após cinco dias de internação recebeu a notícia da possível alta em dois dias mais.

Esses dias foram de profunda experiência de oração, sempre perseverantes na graça de Deus. Dom Xavier jamais esmoreceu.

“Esses dias foram de profunda experiência de oração, sempre perseverantes na graça de Deus. Dom Xavier jamais esmoreceu”, pontuou o diácono. Embora uma fraqueza física o tivesse abatido, a preocupação maior era o combate à covid-19. Porém, sem ter comprometida à saúde do bispo, dom Xavier deveria seguir para o rígido isolamento e necessário repouso em casa.

Ao meio de hoje (13), quando a Igreja celebra neste horário 103 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, em Portugal, veio oficialmente por rede social da Arquidiocese a notícia de alta e do bom estado de saúde de dom Xavier. “Muito agradecido a Deus Pai e muito agradecido a todos que foram ao nosso serviço durante esses dias, que, de uma forma ou outra, participaram conosco nesta superação”, declarou o bispo. E acrescentou: “espiritualmente é um momento muito bom para rever a vida e reafirmar a confiança em Deus”.

O diácono Bruno agradeceu aos meios de comunicação da Arquidiocese pelo serviço prestado, aos católicos que perseveraram na oração por eles, ao clero local pelo apoio e aos bispos – dom José Belisário, arcebispo, e dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar, que mais importante que apoiá-lo foi confiá-lo à missão de vida. Nas palavras de dom Xavier, ” foram agraciados por terem acesso ao tratamento humano e a cura”.

Dom Xavier deixou o hospital com o pleno sentimento de gratidão. Sentimento reiterado pelo diácono que guardará a experiência como sinal inquestionável da providência divina. O bispo emérito segue para a Residência Dom Delgado, localizada no Complexo Santo Antônio, no Centro Histórico de São Luís.

Fonte: Pascom – Arquidiocese de São Luís