Mural Virtual › 12/12/2023

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós

[SANTO DO DIA] • Nossa Senhora de Guadalupe

Em 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que caminhava de seu lugarejo, rumo a cidade do México, com o intuito de participar da catequese e da Santa Missa. Ele estava na colina de Tepeyac, perto da capital Mexicana. O índio era recém-convertido e chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa São João Paulo II em 2002).

Nossa Senhora faz um pedido ao Índio. Ela pede para ele ir até o bispo local solicitando que, naquele lugar, fosse construído um santuário para a honra e a glória de Deus. O bispo local fica surpreso e usando de prudência e sabedoria, pediu ao índio um sinal da Virgem Maria, que somente na terceira aparição lhe foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente.

Nossa Senhora aparece ao índio e lhe transmite uma mensagem: “Escute, meu filho. Não há nada o que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita”.

Juan Diego fez tudo como a Virgem Maria lhe orientou: foi diante do bispo; abriu o manto e mostrou as rosas; além das rosas, o rosto de Nossa Senhora estava cravado no manto de Juan Diego. O bispo levou o manto que estava retratado o rosto da Virgem, junto com as rosas, para a capela e, em meio as lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.

#EstouContigo #TodosOsDias

“Paróquia Santa Inês: casa da unidade,
de corações e portas abertos”