Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Ordenação Diaconal do seminarista Aldeanes em Buriticupu

ALDEANES DE SOUZA GOMES, Natural da Cidade de Bonito de Santa Fé, Paraíba, nascido em 23 de Maio de 1989. Filho de João Bosco Gomes e Maria de Fátima de Sousa Gomes. Dentro os seis filhos, sendo o quarto filho.

Na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Bonito de Santa Fé – PB, dei os primeiros passos na Fé. Foi Batizado, fiz primeira Eucaristia e fui Crismado. Com o tempo de caminhada paroquial, fui sentindo uma inquietação no coração, mas não sabia o que era. No fundo, já era Deus chamando a dar mais um passo. Então, depois de ter feito um processo de encontros vocacionais na Diocese de Cajazeiras. Em Novembro de 2011, o conselho formativo me fez o convite para ingressar no Seminário diocesano Nossa Senhora da Assunção em Cajazeiras. No dia 31 de Janeiro de 2012, ingressei no Seminário acima citado, para fazer uma experiência no propedêutico. Em 2013, ingressei no Seminário maior para cursar filosofia terminando o curso (Licenciatura) em 2016. Em 2017, foi transferido pela diocese de Cajazeiras, para cursar teologia na Cidade de Quixadá, terminando o curso em 2020.

A formação acadêmica, Graduado Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC); Bacharelado em Teologia, pela Faculdade Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão de Quixadá (Unicatólica), Especialização em Docência do ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), Especialização em Filosofia contemporânea pela Faculdade de Filosofia, ciências e letras de Cajazeiras (FAFIC).

Durante o processo formativo, realizei trabalho pastoral nas seguintes paróquias: Santo Antônio de Pádua em Bonito de Santa Fé – PB, Paróquia Nossa Senhora da Piedade Catedral) de Cajazeiras, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cachoeira dos Índios – PB, Paróquia Alto São Francisco em Quixadá-CE, Paróquia São Sebastião em Choró Limão – CE, Paróquia Santo Antônio de Pádua em Quixeramobim – CE, e atualmente estou na paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis em Buriticupu – MA.

Portanto, “Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi” (Jo, 15,16). Esse versículo retirado do Evangelho de São João sempre me acompanha desde 31 de Janeiro 2012, quando entrei no seminário. Ele permite-me compreender a essência da vocação. Sei que a missão é uma graça porque vem de Deus que nos chama e espera todos os dias uma resposta, e também um desafio porque vivemos em um mundo exigente, e o ministério não é profissão, é uma vocação, uma vida dedicada totalmente à missão, à comunidade e ao Reino de Deus.

Por isso, confio em Cristo Jesus esperançoso na mesma motivação que ele faz para os discípulos. “Coragem, sou Eu, não tenhais medo” (Mt 14,27). E como diz São João Paulo II “Nos sinais humildes do pão e do vinho transubstanciados no seu corpo e sangue, Cristo caminha conosco, como nossa força e nosso viático, e torna-nos testemunhas de esperança para todos” (João Paulo II, Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, 62). Assim, me coloco a disposição para serviço a Igreja de Cristo. Deus Abençoe a todos!

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.