Mural Virtual › 16/11/2022

Participe da Semana Missionária do Ano Jubilar – 12 a 19 Nov

Semana missionária, Jubileu 60 anos da Diocese de Viana – 12 a 19 de novembro de 2022

Queridos Diocesanos, seminaristas, membros dos grupos, pastorais e movimentos da Diocese de Viana,

“Como são belos os pés dos que anunciam o Evangelho”. (Is 52, 7 e Rm 10,15)

Celebrando o seu jubileu de 60 anos de comunhão, participação e missão, a Diocese de Viana quer responder, com renovado entusiasmo e coração ardente (cf. Lc 24, 32) ao mandato missionário de Jesus Cristo: “Ide, evangelizai! Ide fazer discípulos meus todos os povos”. (Mt 28, 19).

A missão constitui nossa resposta ao supremo mandato de Jesus. Por isso convoco toas as forças vivas desta Igreja Diocesana para participar das Santas Missões Populares que acontecerão de 12 a 19 de novembro do corrente ano no município de Viana, sede da nossa diocese.

Nesta missão, será muito importante a presença efetiva de 5 missionários ou missionárias de cada paróquia, escolhidos e enviados pelos seus respectivos párocos ou administradores paroquial.

A poucos dias para iniciarmos a semana missionária, desejo contar com todas as forças vivas desta Igreja da Diocese de Viana, presente nos seus diversos municípios: padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas. Acolham com generosidade este convite, sua presença nos enriquece, anima e faz resplandecer a beleza da Igreja de Cristo.

O Espírito Santo é o principal protagonista da Missão, Ele torna presente a obra da salvação de Jesus, radicada na Cruz. O Espírito Santo age através dos Apóstolos, mas, ao mesmo tempo, opera nos que acolhem o anúncio missionário.

Maria, Nossa Senhora da Conceição, é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Ela, a estrela da evangelização, nos faça sentir a alegria de sermos verdadeiramente discípulos missionários de Jesus, que nos envia, nos precede, e nos acompanha em nosso empenho missionário.

Com estima,

Dom Evaldo Carvalho dos Santos, C.M – Bispo Diocesano

Pe.Olivan Reis Lima – Coordenador Diocesano de Pastoral

Programação da Semana Missionária:

Dia 11

Recepção dos missionários de fora – acolhida e mapeamento

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________________

Dia 12 – abertura da semana

8h 00- Matriz de Nazaré

19h 00 – Santa Tereza

Dia 14: Ternura e compaixão

7h 00– oração e café na praça- oferecido aos que passam para o trabalho, para os bancos, garis …

8h 00 – visitas: Secretaria de desenvolvimento social, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Centro de Saúde, Centro das Especialidades, CAPs, Nucleo, UBS … Motivar a vivência da ternura e solidariedade com a leitura de um texto bíblico.

Dia 15 – Oração, sustento na caminhada

07h 00 – caminhada de um lugar definido até a igreja orando o terço

Na igreja continua a oração até as 9 h – café para quem vai visitar

Dia 16 – Dia do perdão e reconciliação

8h 00 – missa nos cemitérios

9h 00 – visitas e unção aos idosos

18h 00 – celebração penitencial

19h 00 – sacramento da confissão

Dia 17 – Eucaristia

7h 00 – café – pão partilhado

8 h 00- visitas

17h 00 – Caminhada

18h 00 – hora santa

19h 00 – celebração – distribuição dos pães

Catedral (local da missa, ponto de chegada da caminhada) – São Benedito

Nazaré – (local da missa, ponto de chegada da caminhada) -São Judas, Santo Inácio, Santo Isidoro, Dom Bosco

Fatima- (local da missa, ponto de chegada da caminhada) – Santa Luzia, Santa Margarida

Rainha da Paz- (local da missa, ponto de chegada da caminhada) -Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Santo Expedito

______________________________________________________________________

Dia 18 – Dia da Diocese (Jubileu dos 60 anos)

7h 30 – café jubilar

8h 00 – celebração jubilar nas comunidades

9h 00 – visitas

19h 00 – celebração com homenagens

Visita do Bispo:

7h 30: Galega, Prequeú e Estrada de Rafael  (lugares em que o Bispo se fará presente)

Dia 19 – Encerramento

8h 00 – retiro missionário – avaliação, compromisso e almoço com confraternização

15h 00 – concentração na Igreja Nazaré em Viana

16h 00 – caminhada até o Parque Dilu Melo

17h 00 – missa de encerramento

Após a missa grande apresentação artística com o cantor das Comunidades, Zé Vicente!