Notícias da Diocese › 21/12/2017

Peregrinação, Novena e Festa de Santa Inês acontecem com Novena de Natal e celebrações nas famílias da cidade

Preparação do Cinquentenário da Padroeira é tema do Ano Jubilar 2018-2019

Iniciada no início deste mês de dezembro, a Peregrinação, Novena e Festa de Santa Inês vêm acontecendo nas famílias católicas dos bairros ligados à Igreja Matriz. A programação que integra as Novenas de Natal e Celebrações da Sagrada Família, faz parte dos 41 dias festivos em homenagem à Padroeira da Cidade que leva o mesmo nome da Santa. Todos os anos as famílias são escolhidas para acolherem essas celebrações em suas casas.

Segundo a Comissão do Festejo, este é um momento histórico em toda a paróquia: a comemoração de seu cinquentenário pela elevação de Comunidade Santa Inês à Paróquia, que aconteceu em 1º de janeiro de 1969, e também a presença dos padres da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), que desde o início assumiu o cuidado da mesma comunidade paroquial, estando presente até os dias atuais. A abertura do jubileu acontece no dia 1º de janeiro de 2018, com a missa de lançamento do selo e brasão oficial da Paróquia.

A TEMÁTICA – Conforme a Equipe de Liturgia, a festa se reveste de um cunho vocacional. O tema escolhido “Sob o olhar de Santa Inês, neste Ano Jubilar, celebramos as vocações” é uma inspiração que veio a partir da reflexão que a Igreja sempre convida a fazer, acerca do dom que Deus derrama em cada pessoa. Durante todo o ano de 2018 todas as programações litúrgicas devem ser voltadas às comemorações dos 50 anos de criação da Paróquia.

O pároco, Padre José Marinho Sobrinho, diz que o festejo é um tempo especial para a comunidade católica de Santa Inês. “Estamos vivenciando um tempo oportuno para celebrar nas famílias. O festejo de Santa Inês é um tempo de graça e nos ajuda a refletir sobre nossa vocação e é importante para o crescimento da fé do povo que é devoto de nossa querida padroeira”, disse.

O festejo continua normal com a programação pelas comunidades e novenário na Igreja Matriz até o dia 21 de janeiro, dia de Santa Inês.

Fonte: Pastoral da Comunicação Paroquial – Paróquia Santa Inês.