Notícias da Diocese › 05/03/2020

Quaresma, tempo de conversão e renovação

O tempo quaresmal nos lembra duas grandes etapas da história de povo de Deus. O povo da primeira aliança que no deserto peregrinou por 40 anos até entrar na terra da promessa e Jesus que passou 40 dias no deserto antes de iniciar sua missão. Como sabemos estes períodos são simbólicos e representam uma temporada, uma fase crucial da nossa existência.

Atualmente, a Igreja Católica no Brasil nos convida por meio da Campanha da Fraternidade um caminho de conversão, nos lembrando as atitudes do Bom Samaritano que muda sua agenda para ajudar aqueles que estão sofrendo e abandonados pelas estradas da vida. Age com um verdadeiro ser humano e não cede a tentação da indiferença.

Em nossos dias vivemos uma escalada de violência contra o meio ambiente, contra os pobres e as minorias do nosso País. Esta violência é incentivada pelos nossos líderes políticos que apostam no caos e na divisão da comunidade para se perpetuarem no poder.

Portanto, hoje quando nos apresentamos como cristãos, devemos nos lembrar das palavras do profeta Joel “rasgai os vossos corações e não as vossas vestes” Jl 2,13.” É preciso vencer a hipocrisia de um certo cristianismo que se alia com os poderosos de plantão e se esquece da sua missão que é defender a vida dos vulneráveis, e não silenciar diante de tanta maldade.

Que Maria a serva fiel, servidora e solidária, nos ajude nesta caminhada para Páscoa servindo com alegria. Fazendo o verdadeiro jejum que nos ajuda na oração sincera que leva a caridade servindo aos nossos irmãos e irmãs que estão sendo maltratados e crucificados, mas que renasceram para vida nova que Cristo nos trouxe pela sua vitória pascal.

Feliz Páscoa a todos

Pe. Antonio Rodrigues