Mensagem do Bispo

Escudo: Cortado em ondas; I de azul e II de vermelho. Brocante sobre os campos, uma flor-de-lis da qual brota, como pétala central, uma cruz, sendo tudo de ouro; acompanham essa alegoria litúrgica, três ipsilions, com cabeça, do mesmo metal, sendo dois dispostos sobre a divisória do escudo e um sobre o contra-chefe.
Insígnias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ostentando uma cruzeta de prata na fronte; Báculo e Cruz Processional, ambos de ouro.
Os campos do escudo apresentam cores da liturgia que representam, no azul o plano espiritual e no vermelho a vida temporária. Assim fica assinalada a Vida Plena que se consagra na Salvação.
A flor-de-lis simboliza Maria e a Cruz que brota do seu interior é falante de Cristo, Seu Sagrado Filho. Portanto, a flor-de-lis retrata, por sua pureza, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese de Viana, Mãe de Deus e da igreja, Rainha do Universo e Guia da Nova Evangelização
A linha ondeada, divisória do escudo, lembra a Cidade, Sede Diocesana, pelo lago de Viana. Os três iplsilons - símbolo genérico do homem - aludem as três raças que se harmonizaram e vivem no Maranhão, com as graças de Deus, conforme a simbologia principal desse Estado, bem expressa na sua Bandeira Republicana, em vigor.
Participe da Formação sobre as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019 a 2023).
Promovida pela Paróquia Santa Inês, a formação acontece no Sítio dos Padres, em Santa Inês, nos dias 16, sexta-feira (a partir das 19h30) e dia 17, sábado, a partir das 8h da manhã. A assessoria será por conta do Superior dos Padres Dehonianos – Distrito BSL, Pe. José Ângelo Figueira, scj. O evento é aberto ao público.
As Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil foram aprovadas em maio deste ano, pelos participantes da 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
Fonte: Paróquia Santa Inês
Texto e Foto: PASCOM Paroquial
13/08/2019
Deixe uma resposta