Notícias da Diocese › 10/08/2020

Inicia processo de restauração da imagem relíquia de Santa Luzia

10 de agosto de 2020

Além da grande reforma da Nave central, nova iluminação, pinturas interna e externa da Paróquia e Santuário Santa Luzia, a imagem relíquia da padroeira deve receber também, atenção e cuidados especiais.
Caracterizada como umas das mais antigas da paróquia – a segunda a ser trazida ao município –, medindo 50 centímetros, a imagem de origem italiana, esculpida em gesso, com olhos de vidro e com pintura policromada, apresentava marcas causadas pelo tempo, como rachaduras e sujeiras, além das repinturas com purpurina em todo o panejamento, cola de silicone e verniz desapropriado, o que causou a desfiguração de seus traços originais.
De acordo com o pároco-reitor do Santuário, padre Crispim Teixeira Nascimento, scj, a imagem também precisava de reparos urgentes. “As reformas emergenciais foram e estão sendo realizadas. Não poderíamos nos esquecer da imagem da padroeira; o seu altar foi reconstruído e por isso a encaminhamos para restauração”, informou.
Segundo o relatório técnico e fotográfico da restauração da imagem, foi realizada a limpeza manual das sujidades . “Todo o processo está sendo efetuado com equipamentos e produtos apropriados. Foi feita a remoção das repinturas com purpurina para reconstrução das partes quebradas, além da prospecção nos olhos e pescoço para definição de tratamento”, explicou o restaurador Francisco Silva da Cruz.
“A imagem vai receber uma base em madeira de cedro, uma nova pintura adequada, baseada aos traços originais. Será aplicada uma camada de verniz fosco apropriado para o serviço, para manter a pintura segura de oxidação e sujeiras”, disse Francisco Silva.
O retorno da imagem ao Santuário ainda não foi informado. Mas de acordo com o pároco, uma missa de acolhida deve ser preparada assim que for concluído o processo de restauração. A imagem deve compor o novo projeto visual do festejo da padroeira deste ano.

Texto: Comunicação/Santuário
Fonte: Santuário Santa Luzia