Pastorais e movimentos

“A missão do Magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo com seu Povo; deve protegê-lo dos desvios e dos desfalecimentos e garantir-lhe a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica. O ofício pastoral do Magistério está assim ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para exercer este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes. O exercício deste carisma para assumir várias modalidades.” (LG 31; cf. Catecismo da Igreja Católica, 890)

Toda ação da Igreja que se fundamenta na missão de Jesus e visa à implantação do Reino de Deus é uma pastoral. A pastoral tem o objetivo de concretizar a mensagem da Boa Nova nas estruturas sociais e no testemunho diário e constante, atualizando as atitudes de Jesus como bom pastor (inclusive, a palavra “pastoral” vem de “pastor”).

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, sendo mais ligados à vida pessoal dos fiéis, visando à espiritualidade e à vivência de diferentes aspectos da fé.

Apostolado da Oração Apostolado da Oração Cáritas Cáritas CPT CPT Legião de Maria Legião de Maria M.E.C.E. M.E.C.E. Pastoral Carcerária Pastoral Carcerária Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Comunicação Pastoral da Comunicação Pastoral da Criança Pastoral da Criança Pastoral da Educação Pastoral da Educação Pastoral da Juventude Pastoral da Juventude Pastoral da Liturgia Pastoral da Liturgia Pastoral da Pessoa Idosa Pastoral da Pessoa Idosa Pastoral da Sobriedade Pastoral da Sobriedade Pastoral do Dízimo Pastoral do Dízimo Pastoral Familiar Pastoral Familiar Pastoral Vocacional Pastoral Vocacional Renovação Carismática Católica - RCC Renovação Carismática Católica – RCC Santas Missões Populares Santas Missões Populares Terço dos Homens Terço dos Homens