Por Elsilene Lima | Vice coordenadora da Pascom MA.
Entre os dias 24 e 28 de setembro de 2025, a Arquidiocese de Manaus acolheu o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (MUTICOM), que reuniu comunicadores, agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), pesquisadores, jornalistas e lideranças eclesiais de todo o Brasil. O Regional NE5 da CNBB esteve presente, participando ativamente de todos os momentos da programação, que teve como tema “Comunicação e Ecologia Integral: Transformação e Sustentabilidade Justa”.
A programação foi marcada por conferências, painéis, oficinas, celebrações e partilhas de experiências, sempre iluminadas pelo apelo do Papa Francisco na Laudato Si’ e na Laudate Deum, que chamam a humanidade à responsabilidade diante do cuidado com a Casa Comum. As reflexões propostas durante o encontro convidaram os participantes a compreender a comunicação não apenas como um instrumento técnico, mas como uma missão transformadora, capaz de gerar consciência, responsabilidade social e esperança em nossas comunidades.
Ricardo Alvarenga esteve na coordenação pedagógica do 14º MUTICOM.
O Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado em Manaus, nesse ano de 2025, contou com a participação de gente de todo o Brasil, especialmente comunicadores do Maranhão. E eu, enquanto Maranhense, atualmente residido na diocese de Imperatriz, estou muito feliz de ter contribuído com esse evento, especialmente a partir da coordenação pedagógica que ajudou a pensar as dinâmicas, as metodologias e a escolha temática desse evento. Então, estou muito feliz com o resultado e agradeço muito também o apoio de todos os comunicadores do Maranhão, que mesmo não estando aqui incentivaram uma participação, compartilhar o conteúdo, encerrar um tema, ecologia integral, o caso é comum, tem uma que nós vamos continuar falando e o Mutirão não acaba hoje, ele segue nas nossas realidades, inclusive aí, no Regional Nordeste 5 da CNBB, disse Ricardo Alvarenga.
O Regional NE5 participou com representantes das dioceses e da coordenação regional da PASCOM, que trouxeram e partilharam suas experiências locais, ao mesmo tempo em que acolheram novos aprendizados. Em todos os espaços do MUTICOM foi ressaltado que “comunicar é também cuidar”, e que a missão da Igreja no campo da comunicação passa pela construção de práticas sustentáveis, justas e inclusivas, especialmente nas realidades mais vulneráveis.
Inspirados pelas conferências, que abordaram desde os desafios climáticos e ambientais até a responsabilidade ética da comunicação nos tempos de desinformação e fake news, os representantes do NE5 reafirmaram seu compromisso de promover uma comunicação que seja sinal de fé, esperança e transformação.
O MUTICOM 2025 foi também uma experiência de sinodalidade e partilha, onde se fortaleceu a convicção de que a PASCOM é chamada a ser ponte entre a Igreja e a sociedade, promovendo um diálogo capaz de gerar consciência crítica, solidariedade e comunhão.
“Aqui, nesse ambiente natural, criação de Deus, no encontro das águas do Rio Negro e o Solimões, formando o grande Rio Amazonas, nós concluímos o 14º Encontro dos Comunicadores do Brasil. Com o compromisso de defender a natureza, defender a casa comum, lutar por uma ecologia integral reconhecendo que tudo está interligado. Que defendamos o planeta, que defendamos a casa comum. É questão de fé. É questão de crer na criação de Deus para toda a humanidade. Por isso, esse encontro certamente revigorou a vida de todos aqueles que participaram desse encontro”, evidenciou dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e referencial para a Comunicação no Regional Nordeste 5.
Ao retornar, os representantes do Regional NE5 levam o desafio de traduzir em ações concretas o que foi vivido e aprendido, para que a comunicação em nossas comunidades seja cada vez mais um serviço pastoral, profético e comprometido com o Bem Viver, a Ecologia Integral e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Fonte: www.cnbbne5.org