Sabor da Palavra › 25/10/2021

A missão é a força da Igreja – Pe. Almir Azevedo – PIME

Mestre, vos escrevo estas linhas, ouço a música: “Alma Carioca”. Uma Música cantada por grandes cantores cariocas, que com um toque artístico e orgulho, prestam homenagem aos 90 anos da construção do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Rezemos, para que o Cristo Redentor possa nos redimir, pois somos homens e mulheres que necessitam da sua redenção permanente.

Pe. Nikolas: Aqui as atividades continuam, com uma certa lenteza, mas a vida vai seguindo os seus caminhos, com suas alegrias e tristezas. Eu e o padre Nikolas Besra, seguimos em frente com os empenhos pastorais da paróquia de Mohespur. Nikolas, é um jovem padre diocesano que foi enviado para morar e trabalhar aqui na missão de Mohespur. Nós nos damos bem. E eu estou contente de ter um outro padre com quem posso dividir as muitas atividades pastorais da paróquia.

Uma nova capela: No próximo dia 5 de novembro o povoado de Sultampur estará em festa. Nesta data será inaugurada a capela deste povoado, dedicada a São José. A bênção da nova capela vai ser feita pelo nosso bispo diocesano, Dom Sebastian Tudu. Já fazia muito tempo que este povo esperava por esta igreja. Na mesma ocasião um grupo de jovem receberá o sacramento da Crisma. Era um grupo que tínhamos preparado um ano atrás, mas por conta da pandemia só agora foi possível organizar a vinda do bispo na nossa paróquia.

Casa dos estudantes: As escolas foram reabertas 20 dias atrás, assim a missão se encheu novamente de crianças e jovens vindos de diversos povoados para estudar. Este ano são 121 estudantes, 69 meninos e 52 meninas. Temos crianças do segundo ano do ensino fundamental até jovens que devem concluir o ensino médio. É uma grande responsabilidade poder ajudar essas crianças a estudarem. E eu sou muito grato à todas as pessoas que nos ajudam a continuar ajudando essas crianças a construírem uma base para um futuro melhor. A missão da igreja é também fazer um trabalho de formação educacional e social, que mostre o quanto os pobres são importantes neste período histórico onde aquilo que conta é ter, consumir, se mostrar, descartar… Com a educação, damos a estas crianças uma possibilidade de sonharem um futuro melhor. Deus abençoe vocês, que com humildade e perseverança, ajudam essas crianças a serem homens e mulheres de um Bangladesh mais respeitável dos seus cidadãos.

Mês Missionário: Durante o mês de outubro, a igreja reflete sobre a missão interna e a missão além-fronteira. E é sempre muito gratificante para um missionário saber que os seus parentes, amigos, paroquianos, irmãos na fé se preocupam com ele. Em primeiro lugar com a oração, mas também com ações concretas que mostram um verdadeiro compromisso com a missão evangelizadora da igreja nos dias de hoje. A igreja é assim diversificada que cada um de nós, com o seu carisma pode encontrar o seu lugar ao interno da mesma. Assim como dizia Santa Terezinha do Menino Jesus: “Minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na igreja, tu me deste este lugar meu Deus”. Que cada um de nós possa encontrar o seu lugar na igreja terrena, para assim melhor viver a sua vocação de batizado. É tão bonito quando alguém se identifica com um carisma ao interno da igreja de Jesus. Neste mês de outubro, rezemos pelos missionários, para que eles possam continuar vivendo o ministério de evangelizadores, por Jesus e somente em nome de Jesus. Amém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pandemia: Aqui no Bangladesh a covid19 perdeu forças nos últimos meses, mas deixou para trás muitas feridas. As mesmas para serem curadas vai precisar de muito tempo. Não será fácil para superarmos alguns problemas causados por esta pandemia. Em particular no campo da educação. De fato, as escolas aqui no Bangladesh ficaram fechadas por um ano e meio. Tínhamos já um sistema educacional muito deficiente, e todo este período que tivemos parados, só estende, só aumenta… ainda mais tal deficiência … No campo do desemprego a situação é assustadora. São milhares e milhares de trabalhadores que perderam os seus empregos. Muitas pessoas voltaram para o interior, e agora tentam voltar para as cidades, na esperança de poder recomeçar novamente a ter um emprego com um salário digno, coisa não fácil neste momento, aqui no Bangladesh, como também em muitos outros países… Rezemos, para que possamos superar esta crise e nos fortalecermos ainda mais, pois a vida nos foi doada para sermos felizes. E que mesmo neste tempo de pandemia possamos repetir as palavras de São Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor, eu repito, alegrai-vos . Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens!”. Sejamos pessoas alegres e convictas! Sejamos pessoas de FÉ! Sejamos cristãos missionários! Pois a missão não é feita somente com os que partem, mas por todos os cristãos.

Tenham todos um feliz outubro missionário!!! Com amizade, gratidão e espírito missionário, Almir Azevedo – PIME Bangladesh