Notícias da Diocese › 01/07/2022

Católicos celebram 57 anos da Paróquia de São João Batista em São João Batista – MA

Fieis católicos celebram  a Santa Missa em Ação de Graças, (29) de junho de 2022 na Paróquia São João Batista, que  completou seus 57 anos de fundação. Pe. Nelcino Leocadio, atual pároco, presidiu a Missa que comemora a data de fundação da matriz de São João Batista.

Nestes, 57 anos a paróquia carrega muitas histórias  de fé e devoção, e por isso hoje lembramos uma delas que é a história que faz parte direta da sua existência. No ano de 1919 a região da baixada maranhense sofria de uma grande estiagem o que deixou muitos em estado de estrema preocupação principalmente na região de São Vicente Ferrer que era o município mais afetado.

Tendo visto essa situação o então Major Marques Figueiredo sendo uma pessoa muito católica procurou o auxílio divino para solucionar esta situação,  assim recorrendo as orações e devoção, não passou muito tempo e em abril  do mesmo ano, começou a cair as primeiras grandes chuvas e tendo a promessa se cumprido o então Major tratou de chamar o vigário da época Monsenhor José Braulio, que era muito seu amigo, para celebrar uma missa campal na então região chamada “Ibipeuara” e dado o sucesso da missa foi construído uma capela em honra a São Pedro.

Porém quando o então Francisco Ferreira Figueiredo chegou com as imagens da capital São Luís notou-se que a imagem que deveria ser de São Pedro se tratava de São João Batista que então ficou como padroeiro da então capela e anos mais tarde com a emancipação do município o mesmo deu origem ao nome da então cidade. E a então capela de São João Batista só recebeu o título de Matriz  no ano de 1965, sete anos após a emancipação da região.

Fonte: Livros históricos de São João Batista – Maranhão.
Fotos: PASCOM Paróquia São João Batista