Notícias da Diocese › 19/06/2019

Corpus Christi – A Festa da Eucaristia

Corpo e Sangue do Senhor

Celebraremos o dia Corpus Christi (20/06). Em nossa diocese esta festa será celebrada de modo diverso. Em algumas paróquias será logo pela manhã, outras ao fim da tarde e outras ainda, à noite. A origem histórica desta festa não é muito precisa. Ela estar relacionada a dois fatos principais. O primeiro diz-nos de um suposto milagre que serviu, na Idade Média, para confirma na fé um padre incrédulo na presença de Jesus na hóstia consagrada, perto de Roma. O outro fato seria na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve a visão de Cristo, demonstrando-lhe desejo de que o mistério fosse celebrado em destaque. Porém o que mais se aproxima do consenso é o fato de na idade média ter-se criado um grande mistério em torno do que era celebrado na missa, mais precisamente o que acontecia entre o padre e a hóstia, visto que, neste período tinha invadido a Igreja o costume de celebrar a Missa de costas para o povo. Daí surgiu a necessidade de se levantar a hóstia na hora da elevação.

De maneira oficial, a festa foi instituída em 1264, pelo papa Urbano VI, através da bula papal “ Transiturus de hoc Mundo”

Na verdade esta é segunda festa da Eucaristia. A outra é a Quinta-Feira Santa, quando celebramos a Instituição da Eucaristia por nosso Senhor Jesus Cristo, na última ceia.

A Eucaristia é o alimento da Igreja e instrumento de Comunhão, o Pão de Unidade. Neste sentido é que a Eucaristia não é uma simples refeição fraterna e sim um verdadeiro culto de adoração. A Eucaristia lembra-nos ainda que, se formamos o mesmo Corpo de Cristo, somos convidados a viver como irmãos no Senhor, promovendo o bem comum de todos. A festa pública da Eucaristia, a manifestação da presença de Cristo na Igreja aponta para a necessidade de conversão profunda. Ser homem e mulher eucarístico/a significa acima de tudo ser missionário, uma vez que Cristo é o missionário do Pai por excelência. O “fazei Isto em memória de Mim”, deve-se tornar realidade quando celebramos e comungamos o Corpo e o Sangue de Cristo e quando o testemunhamos com nossa vida. E quando, com este testemunho o anunciamos ao mundo como salvação da humanidade.

Curiosidades: A pedido do papa Urbano VI, São Tomás de Aquino escolheu as leituras da missa que são lidas ainda hoje.

A celebração consiste em uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo.

Desejamos a todos os fiéis católicos da nossa diocese uma ótima e frutuosa celebração de Corpus Christi.

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna; … (Jo 6, 22-71)

Fonte: PASCOM – Diocese de Viana
Diác. Ferdnando Costa