Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 20/06/2022

Deus pode estar nos chamando: conheça as mulheres que aspiram a se tornar diaconisas

Uma mulher segura um cartaz em apoio às mulheres diáconos enquanto o Papa Francisco lidera sua audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 6 de novembro de 2019  (Foto CNS/Paul Haring)

Ao falar com estas mulheres, descobri que são extremamente cuidadosas com a Igreja

America

Recentemente, participei de uma sessão de escuta para o sínodo no qual a Igreja global está participando agora. Um padre estava tomando notas para o bispo, quem começou a sessão dizendo algo como: “Não perca seu tempo vindo aqui e fazendo um comentário que pede à Igreja que não seja católica. As mulheres não podem receber as ordens sagradas. Este é um ensinamento infalível da Igreja Católica. Nenhuma geração na Igreja jamais verá uma mulher no altar”.

Era uma maneira estranha de começar uma sessão de escuta, tanto porque nenhum tópico deveria estar fora da mesa nas sessões, quanto porque a afirmação é falsa. Embora a Igreja Católica não considere ordenar mulheres ao sacerdócio, a ordenação de mulheres ao diaconato permanente é uma possibilidade real.

Em 2016, o Papa Francisco criou uma comissão para estudar a história das mulheres diaconisas. Esse foco na história é notável porque reconhece que as mulheres diaconisas são uma tradição antiga na Igreja. Santa Febe é nomeada como diaconisa na Bíblia (Rm 16,1-2). Tanto o Concílio de Nicéia (325 d.C.) quanto o Concílio de Calcedônia (451) mencionam a ordenação de mulheres ao diaconato. Calcedônia afirma: “Nenhuma mulher com menos de 40 anos de idade deve ser ordenada diaconisa”, sugerindo assim que as mulheres mais velhas eram diaconisas. Ainda no século 11, o direito do ordinário diocesano de ordenar mulheres diaconisas foi confirmado por três papas consecutivos. O Papa Bento VIII escreveu em 1017: “Concedemos e confirmamos aos seus sucessores em perpetuidade toda ordenação episcopal não apenas de presbíteros, mas também de diáconos ou diaconisas”.

Na minha experiência, muitas pessoas que se opõem à ideia de mulheres servindo no ministério diaconal temem que as candidatas em potencial não sejam católicas fiéis. Mas ao falar com algumas dessas mulheres, descobri que elas são extremamente obedientes à Igreja, e é exatamente por isso que querem ajudá-la no ministério diaconal.

Ellie Hidalgo é uma cubana-americana de 56 anos e cofundadora da Discerning Deacons. Ela acredita que há necessidade de mulheres diaconisas e que Deus já está chamando mulheres para este ministério. Hidalgo tem anos de experiência servindo a Igreja, primeiro como jornalista para um jornal católico e depois como associada pastoral em uma das igrejas mais pobres da Arquidiocese de Los Angeles, a Missão Dolores, uma paróquia jesuíta associada ao Ministério Homeboy.

Esta fiel católica me diz que acredita que o trabalho que fez na Missão Dolores foi diaconal. Dirigia um grupo para pais que haviam perdido filhos devido à violência de gangues, trabalhava na administração e arrecadava fundos. Ela também pregou. Um padre foi designado para a Missão Dolores, mas suas habilidades no idioma espanhol eram precárias. Os paroquianos reclamaram porque não conseguiam entendê-lo. Como diz Hidalgo, um líder paroquial perguntou: “O povo de Deus precisa ser nutrido. Você estaria disposta a oferecer uma reflexão?” Então ela fez. “Eu pregava cinco, seis, sete missas seguidas alguns domingos”, lembra. “A realidade era que o povo de Deus precisava ser nutrido. E eu tinha sido formado. Eu tinha mestrado em teologia pastoral”.

Ela continua: “No começo, eu era um pouco tímida, mas percebi que Deus havia me preparado para isso, e esse trabalho era uma maneira de servir à nossa comunidade”. O Catecismo da Igreja Católica afirma que os batizados têm direito a cuidados espirituais. E, na maioria das vezes, os paroquianos abraçaram seu papel. Houve alguma oposição, diz Hidalgo, mas a maioria foi exatamente o oposto. “Quase sempre uma mulher se aproximava de mim depois da missa e dizia: ‘Você compartilhou uma reflexão sobre as leituras de hoje, e eu nunca ouvi uma mulher pregar antes e estou esperando por este dia.'”

A Sra. Hidalgo continua: “Penso na mulher no poço (João 4). Está bem aí na Bíblia. Depois de seu encontro com Jesus, ela sai e prega e conta sua história e traz muito mais pessoas a Jesus. Ela sentiu um chamado para falar, um chamado para compartilhar seu testemunho e trazer outros a Jesus. Mais uma vez, Deus pode estar nos chamando.”

Aqueles que se opõem às diaconisas às vezes fazem a acusação de que os interessados no ministério estão simplesmente buscando maior poder na Igreja. Mas a realidade da formação diaconal visa combater isso. O diácono James Knipper, que serve na paróquia de São Paulo em Princeton, N.J., diz: “A ideia de um bom programa de diaconato é descobrir aquelas pessoas que estão apenas focadas no poder. Não tenho certeza se fizemos um bom trabalho, mas tivemos mulheres diaconisas por 800 anos. Não há razão para não as ter de volta.”

O diácono Manuel Valencia, que serve no Centro de Retiros Mater Dolorosa em Sierra Madre, Califórnia, diz: “Com a restauração do diaconato permanente [para homens], a Igreja deu uma volta de vitória, mas essa volta de vitória não deveria ser limitada, porque as mulheres, não faziam parte da restauração, [como eram na Igreja primitiva]. Para mim, excluir as mulheres foi nada menos que um sacrilégio. Eu não consigo entender isso. Febe, a diaconisa, continua sendo excluída de seu lugar de direito.”

Em muitos círculos católicos tenho visto e ouvido tanto medo: medo de ter a conversa, medo de que essas perguntas coloquem em risco o emprego ou a reputação de alguém em uma organização católica, medo de que devolver as mulheres ao diaconato seja uma trama feminista radical destruir a Igreja. Mas as mulheres que querem servir a Igreja a amam e a veem como sua mãe.

Holly Taylor Coolman é mãe de cinco filhos e presidente do departamento de teologia do Providence College, onde ensina alunos de graduação e homens que se preparam para se tornarem diáconos. Ela diz: “Minha vida é dedicada ao serviço na Igreja Católica e isso será verdade, quer eu tenha sido ordenada diaconisa ou não. Mas estaria aberta a discernir o que eu acho que é uma questão importante, que é: Eu sou chamada para o serviço diaconal? Um chamado, uma vocação, não é algo que você apenas carrega no bolso de trás, não importa quais dons você tenha. Um chamado é elaborado no contexto de uma comunidade”.

Rhonda Miska, de 41 anos, trabalha para uma paróquia em São Paulo, Minnesota. Ela diz: “Tenho paixão pelo ministério. Não sei se seria diaconisa, mas o que posso dizer é que seria significativo para mim saber que é uma opção. Algo que ouço o tempo todo é que as mulheres católicas não pregam. Eu digo: ‘Sim, nós fazemos. Veja Catarina de Siena. Veja as Mães do Deserto. A porta está aberta e o Papa Francisco acolheu bem esse discernimento'”.

Claire Fryqvist, de 38 anos, é mãe de seis filhos e diz que “adoraria servir como diaconisa”. “Acho que meu marido e eu adoraríamos ser diáconos. É o trabalho que já fazemos. Fizemos educação religiosa em nossa paróquia; nós dirigimos o ministério de música. Faço muito além do canto.” A Sra. Fryqvist trabalhou na defesa da vida pró-vida, iniciou uma pré-escola cooperativa Montessori e é escritora e mãe.

Ela diz: “Eu amo pregar. Tenho alguma experiência em pregação. Eu morava em Honduras em um orfanato chamado Fazenda da Criança. Frequentemente tínhamos cultos de comunhão porque havia falta de padres na área. Adorava pregar nesses cultos de comunhão, como escritora e oradora; é uma maneira maravilhosa de compartilhar a fé uns com os outros. Para os leigos, porque não temos que pregar toda semana, porque não se tornou rotina para nós, talvez às vezes seja mais fácil criar algo bonito”. A Sra. Fryqvist diz que sua única reserva é “as pessoas que pensam que o diaconato é o caminho para as mulheres se tornarem padres. Não é isso. Mas parece que os padres estão esgotados e exaustos. Deveria haver mais delegação; isso parece óbvio.”

Também parece claro que seria útil ter mulheres para ajudar outras mulheres. Como Ellie Hidalgo diz: “Havia uma mulher na minha paróquia que teve vários abortos espontâneos. Ela sentiu que o padre, coitado, simplesmente não sabia o que dizer a ela. Imagine se pudesse dizer: ‘Tenho uma diaconisa maravilhosa em minha paróquia. Vou marcar um encontro com ela.'”

Os diáconos fazem o trabalho de servo. O papel foi criado para garantir que as viúvas e os marginalizados não fossem negligenciados pela Igreja primitiva na distribuição diária de alimentos. Eles foram criados para servir a Jesus quando ele aparece na forma de pobre. E Jesus nos diz no Evangelho de Mateus que seremos julgados no final dos tempos por quão bem cuidamos dos pobres e esquecidos. Pois eu estava com fome e você me deu de comer, porque eu estava com sede e você me deu de beber, eu era estrangeiro e você me acolheu. Eu estava nua e você me vestiu. Eu estava na prisão e você me visitou. Nem uma vez Jesus nos diz que seremos julgados por quão bem nos conformamos com os papéis tradicionais de gênero, quão bem não discutimos tópicos proibidos ou por quanto nos recusamos a mudar.

Traduzido por Ramón Lara.

Fonte: Dom Total

Escrito por: Anna Keating, coautora de The Catholic Catalogue: A Field Guide to the Daily Acts That Make Up a Catholic Life.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.