Notícias da Diocese › 03/09/2020

HOMENAGEM: Ao Bispo dom Xavier Gilles de MAupeou comemora o jubileu de prata de episcopado

Há 25 anos, Dom Xavier Gilles de Maupeou. Agradecemos pelo dom da vida e o dom do ministério episcopal ao serviço da Igreja no Brasil e a Igreja particular Maranhão e Bispo de Viana

Que Deus continue dotando-o de saúde, paz e muito amor, hoje e sempre. Parabéns por mais esta dádiva. Damos graças e louvores ao nosso bom Deus que é Pai, rico de amor e misericórdia, pela sua vida, por toda sua dedicação e doação ao Reino de Deus, e de modo muito especial, por todos estes anos de pastoreio e pelos 25anos de bispo na nossa diocese de Viana -MA.

A sua dedicação à Igreja nos mostra a vivência do episcopado, manifestada na doação e simplicidade, são atributos de um bispo que se coloca como servo e homem do Espírito Santo, servo aprendiz. Parabéns pelos anos de vida dedicada exclusivamente ao serviço do Senhor na sua Igreja. Obrigado pelo seu “sim” incondicional Àquele que o chamou e o capacitou para esse serviço e essa missão: Jesus Cristo. Felicidades!!

As irmãs Oblatas do Coração de Jesus, estamos agradecidas pelo chamado para vir a aqui a Diocese de Viana..

Vida de Dom Xavier

Filho de Gilles Marie H. de M. d’Ableiges e Marie Fernande de M. d’Ableiges, D. Xavier cursou o ensino básico em Nantes. Seus estudos de filosofia e teologia foram concluídos em Saint Suplice, Issy-les-Moulineaux.

Quando diácono, sentiu-se chamado a ser missionário. Por ocasião da publicação da encíclica Encíclica Fidei Donum do Papa Pio XII em 1957, que incentivava o trabalho das missões, D. Antônio Batista Fragoso, de passagem pela França, solicitou um padre para iniciar o trabalho da Ação Católica em São Luís, capital do estado do Maranhão. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1962, em Le Mans e logo partiu para o Brasil.

Em São Luís, foi vigário paroquial na Paróquia de Monte Castelo (1963) e, entre 1964 e 1967, foi pároco de Fátima, bairros populares de São Luis. Foi também Assistente Eclesiástico da Juventude Operária Católica (JOC) do Maranhão. A seguir, atendendo ao apelo de Dom Paulo Ponte, arcebispo de São Luís, foi para o interior. Atuou como Pároco de São Benedito do Rio Preto e de Urbano Santos de 1968 a 1979.

Em 1971 foi preso pelo regime militar, juntamente com o Pe. Antônio de Magalhães Monteiro, acusados de comunismo.

D. Xavier concluiu a Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí e Licenciatura em Direito pela Universidade Federal da Paraíba.

No interior, dedicou-se ao trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Foi Coordenador Estadual da Comissão Pastoral da Terra e das CEBs do Maranhão (1980-1982); Secretário Nacional do Comitê Episcopal França – América Latina entre 1982 e 1988; Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís do Maranhão (1989-1994); Reitor e Pároco de São José de Ribamar-MA (1993-1995).

Em 1995, foi nomeado bispo auxiliar de São Luiz do Maranhão-MA, função na qual permaneceu em 1998. Neste cargo, foi Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e Moderador da Cúria.

Em 1998 foi nomeado bispo da diocese de Viana.

Atuou como Bispo responsável pelas CEBs do Maranhão. Trabalhou na Comissão Episcopal do Seminário Interdiocesano e do Centro Teológico do Maranhão (SISA e CETEMA). Exerceu a função de juiz do Tribunal Eclesiástico, Bispo responsável pelo do Clero do Regional Nordeste V; da CNBB e Capelão do Hospital Aquiles Lisboa. Foi responsável também pelo bispo que acompanha as Pastorais Sociais do Maranhão, Vice-Presidente do Regional Nordeste V e Vice-Presidente da Comissão Pastoral da Terra Nacional.

Fonte: fotos  e biografia no google