Palavra do Bispo › 05/03/2021

Orientações diocesanas para Quaresma, Semana Santa e Páscoa de 2021

Viana (MA), 05 de março de 2021

Estimado Povo de Deus: Padres, Diáconos, Religiosas e Religiosos Leigas e Leigos da Diocese de Viana

Antes de tudo, recebam meu abraço e minha saudação fraterna.

O caminho penitencial da Quaresma e as celebrações próprias da Semana Santa nos apresentam o Mistério pascal de Cristo, morto e ressuscitado para a nossa salvação.

Movido por minha responsabilidade de pastor da Diocese de Viana, apresento as orientações anexas a esta carta – em forma de Determinação – para que nas nossas comunidades os Ritos religiosos e as demais atividades pastorais se cumpram de acordo com as normas dadas com o nosso Decreto N. 28/D/2020 e a nossa Determinação D. 10/2020, em data 11.07.2020.

A pandemia não só não acabou, mas o vírus sofreu uma mutação, tornando-o com maior potencial de disseminação e letalidade. Por isso, devemos permanecer atentos às determinações das autoridades sanitárias e governamentais quanto às Normas Sociais; precisamos, também, acatá-las com responsabilidade e sabedoria.

O Decreto do Governo do Estado do Maranhão Nº 36.531, publicado no último dia 03 de março de 2021, considerando o cenário local e nacional do elevado número de casos de infecção e óbitos causados pelo COVID-19 e o limite de vagas hospitalares, visando minimizar este quadro, determina que entre os dias 05 a 14 de março de 2021, sejam intensificadas as medidas de restrições das atividades presenciais que possam gerar algum tipo de aglomeração.

Mesmo que as igrejas estejam autorizadas a permanecerem abertas, obedecendo às exigências dos órgãos de saúde, orientamos que nos dias de 05 a 14 de março todas as atividades nas paróquias, em particular encontros e reuniões, sejam revistas por medida de contenção da disseminação da nova variante do Coronavírus, sendo preciso intensificar os cuidados para que todas as exigências, determinadas pelas autoridades de saúde, sejam cumpridas. Por isso, os párocos – ouvindo seus Conselhos – avaliem a situação do seu respectivo município e, obedecendo aos decretos de cada prefeitura, em anuência com o Bispo Diocesano, escolham a melhor medida para garantir a saúde de todos, além daquelas apresentadas em decretos anteriores.

Vemos com esperança e gratidão a chegada da vacina; entretanto, sabemos, chegará por etapas e será prioritária para os que correm mais riscos.

Expresso minha gratidão a todos os que se doam de várias maneiras, especialmente aos dizimistas e benfeitores, cuidando de tudo com zelo e atenção.

Continuemos unidos em oração, na certeza de que “Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam”, Rm 8,28.

Despeço-me invocando sobre todo Povo de Deus as copiosas bênçãos de Deus.

+ Evaldo Carvalho dos Santos, CM, Bispo Diocesano

Acesse aqui a carta original

Acesse aqui as Orientações para a Quaresma e Páscoa