Mural Virtual › 20/07/2020

Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro!

É bom saber que tem vidas que se cruzam com a nossa para nos ajudar a ser quem somos. (Priscilla Du Preez/ Unsplash)

Há coisas em nossa vida que de um algum modo refletem a presença e o cuidado de Deus. Nem sempre temos a clareza, mas essa presença é sempre maior do que imaginamos ou percebemos. E a amizade é uma dessas coisas.

Na Bíblia, três passagens, cada uma em seu contexto, sempre me chamaram a atenção quando o assunto é amizade. No Livro dos Provérbios, o autor bíblico lembra que “há amigos mais fiéis que um irmão” (Pr 18, 24). Ainda nos livros sapienciais da Bíblia, o autor do Eclesiástico, de forma bastante realista nos faz ver que não é fácil encontrar verdadeiramente um amigo. Com razão, ele diz que “um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida.” (Ecl 6, 14). Por fim, e não menos importante, é provocador e exigente as palavras de Jesus no Evangelho de João, afirmando e dando o exemplo que “ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

Uma coisa é certa: é bom ter amigos por perto. É bom saber que tem vidas que se cruzam com a nossa para nos ajudar a ser quem somos. E se fizermos um exercício de gratidão à vida veremos quantas pessoas Deus colocou e segue colocando em nosso caminho e que são verdadeiros sacramentos para nós. É claro, também, que não se pode mitificar a amizade. Há amizades sublimes e há ‘amizades’ que sequestram o mais precioso de nossa subjetividade. Mas não há como negar que uma experiência profunda de amizade é uma das mais belas que podemos ostentar em nossa existência.

A Bíblia tem as suas definições e, certamente, cada um de nós, a partir das muitas experiências poderíamos, a nosso modo, enunciar as nossas. O que talvez coincida por detrás de qualquer definição é constatar que a amizade é sempre um dom, mas é também tarefa. Mantê-la exige cuidado.
Para além de todo o mistério que a amizade traz consigo, poder contar com um verdadeiro amigo é, de fato, como encontrar um tesouro. Num mundo repleto de solidões e de generalizada falta de comunicação, saber que temos alguém que nos faz viver o contrário disso, faz toda a diferença.

Seja ao amigo de perto ou de longe, ao que se fala muito ou pouco, ao que precisa perdoar ou festejar, ao que mais se parece ou àquele que é o oposto, um ‘amigo fiel não há nada que se compare’. Por que não celebrar a amizade hoje com um abraço, um riso, um brinde, uma mensagem, uma oração? O modo não importa, apenas celebre o bem inestimável da amizade.

*Carlos César Barbosa é bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Estudou na Universidad de La República (Uruguai). Atualmente estuda Filosofia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. (FAJE); é jesuíta. E-mail: carloscesarsj@outlook.com

Fonte: Dom Total