Notícias da Diocese › 07/07/2020

Responsabilidade e cuidado com a vida

No último dia do mês de junho, nós, os bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB, nos reunimos por meio de vídeo conferência para deliberarmos, entre outros assuntos, sobre o tempo oportuno em que nossas dioceses poderão reabrir suas igrejas para retomar as atividades litúrgicas e pastorais.

A pergunta que não quer calar: Quando vamos retomar as atividades presenciais na Igreja?

Ainda no mês de março, diante da grave crise sanitária que impactou todo o planeta, fomos obrigados a decretar o fechamento das igrejas e cancelamento das atividades pastorais e eventos religiosos, para evitar aglomerações e consequentemente a propagação do Covid-19.

Enquanto nos antecipávamos aos decretos das autoridades civis, orientando nosso povo a ficar em casa e continuar cultivando sua fé com as missas e orações virtuais, não houve quem não quis subestimar o problema, desde os que defendiam a tese de uma conspiração político-econômica até os que os que interpretavam a pandemia como um castigo de Deus.

Perante esta situação sem precedentes e em comunhão com a dor dos nossos padres, religiosas, diáconos e todo o povo de Deus obrigados a viverem em isolamento social e muitos privados do recebimento do corpo e sangue de Cristo, achamos por bem discutir o retorno das atividade presenciais considerando a conjuntura nacional, as condições locais e as orientações da CNBB, bem como os decretos das autoridades governamentais competentes.

O monitoramento da progressão do número de infectados e o número crescente de mortes indica que a realidade é que o Covid-19 continua a se espalhar em nosso país. Enquanto em alguns pontos críticos anteriores o ritmo parece desacelerar, há uma tendência de interiorização da pandemia, ou seja, ela está chegando aos municípios de menor porte. À medida que a doença alcança esses municípios, cresce a demanda por serviços especializados, tais como UTI e respiradores. Municípios menores terão que enviar as pessoas doentes para cidades maiores, que estão com capacidade limitada de leitos, equipamentos e pessoal de saúde. Leitos de UTI e pessoal de saúde também precisam estar à disposição para atendimento de outras doenças e emergências.

Muitas cidades das nossas dioceses ainda vivem uma curva ascendente no número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus. Um número significativo das nossas lideranças e do povo que frequenta as celebrações integra o grupo de risco definido pela Organização Mundial da Saúde. Não queremos contribuir para a proliferação do Coronavírus e nossa prioridade é o cuidado com a vida de todas as pessoas, sobretudo a vida das pessoas nas periferias para onde o vírus se alastra.

Portanto, na atual conjuntura recomendamos que se mantenha a suspensão das atividades comunitárias que geram aglomeração de pessoas. Mesmo com o coração apertado, decidimos esperar mais um pouco, reafirmando que o distanciamento social é a maneira mais eficaz de diminuir a transmissão do novo Coronavírus. Como Igreja, precisamos dos encontros presenciais, mas podemos fazer um sacrifício de amor e esperar mais um pouco.

Atentos a um achatamento da curva no país e em nossas cidades, continuamos esperando uma desaceleração do crescimento da taxa de infecções para flexibilizarmos as restrições até então necessárias e aos poucos ir retomando nossas atividades, conforme as normas das autoridades governamentais e as orientações eclesiásticas nos permitirem.

Cuidado e zelo pela preservação da vida continuará sendo a tônica das nossas orientações para o retorno das atividades presenciais; para isso já estamos definindo os protocolos para quando a retomada destas atividades for possível.

Continuemos implorando a Deus que nos dê sabedoria e que tire esta pandemia de nós e do mundo inteiro, resgate a todos desta adversidade, inspire cientistas a encontrar uma cura que possa reverter esta doença, salve o mundo inteiro das repercussões sanitárias, econômicas e humanas desta grave pandemia.

Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM

Diocese de Viana – MA