O Retiro Anual do Clero de uma diocese está previsto no Código de Direito (cânon 276, §2, 4º), como obrigação inerente à própria consagração e tendencia à santidade. Para além dessa obrigatoriedade o Retiro é uma oportunidade que os padres tem para descanso, meditação e oração por si e por seu povo, de modo particular os paroquianos. Vivendo a comunhão os fiéis são convidados a rezar por seus padres de modo particular nesses dias de seus Exercícios Espirituais.
Por muitos anos o clero da Diocese de Viana fez seu retiro no Sítio dos Padres, em Santa Inês e tivemos pregadores muito diversos, como Ana Maria Tepedino, Dom José Maria Pires, o Monge Marcelo Barros, Pe. Flavio Collins, Do José Maiome, entre outros. De alguns anos para cá decidimos fazer o retiro em outros ambientes como São Luís, Bacabal, Teresina e Belém. Neste ano de 2025, voltaremos a Belém, na Casa de Retiros Convento do Carmo, para fazermos nossos Exercícios Espirituais nos dias de 27 a 31 deste mês de janeiro.
As meditações iniciarão com as Laudes na terça feira, 28 e vão até a missa no fim da tarde do dia 30. O tema está alinhado ao Ano Santo 2025, Jubileu da Esperança, será: Presbíteros: Testemunhas da Esperança e como iluminação bíblica: “Mas para mim só há um bem: é estar com Deus” (Sl. 72, 28). O pregador será Dom Ronilton Souza de Araújo, SCJ, bispo de São Raimundo Nonato, no Piauí e que exerceu as primícias do seu ministério aqui em nossa diocese, mais precisamente na Paróquia e Santuário Santa Luzia, em Santa Luzia, a quem desde já acolhemos com muita alegria e gratidão por aceitar o convite.
Desde já agradecemos a Dom Evaldo e ao ecônomo, Pe. George pelo empenho para a realização do retiro, assim como para colaboração em parte das despesas.
Aos fiéis em geral pedimos pedimos que acompanhem em suas orações e também neste site, de modo particular por fotos no mural virtual.
Nilton Lima
Fonte: Diocese de Viana