
Desde muito anos a Igreja do Maranhão realizou um encontro dos padres novos. Num primeiro momento este encontro era realizado no mês de setembro, na casa dos Combonianos, no Olho D’Água em São Luís. Por uns anos este encontro não foi realizado, com a denomição “Encontro dos Padres Novos do Maranhão”. Todavia há 10 anos foi retomado e nos últimos anos estar sendo realizado na Casa de Encontro “Oásis”, em São Luís.
Nesta semana de 24 a 27 foi realizado este encontro de padres novos em São Luís, com representantes de praticamente todas as dioceses do Maranhão. Neste ano o encontro não teve assessor palestrantes, mas foi a realizado com a partilha de 04 padres, contando a sua história de esperança. Desde um padre bem experiente, passando por um padres que trabalham com situações limites da existência, até um padre jovem.
Na noite do dia 27 foi foram todos bem acolhidos e após o jantar houve o primeiro de apresentações de presentes e a fala de Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e Referencial dos presbíteros na Maranhão, que falou da sua experiencia de jovem católico na diocese de Balsas a bispo de Coroatá.
Na terça feira, o dia começou com o café da manhã, oração e a partilha do Pe. Ribamar, da Arquidiocese de São Luís, que é padre a quase 40 anos e falou de sua vida desde a infância até hoje como testemunho de Esperança em meio a muitos desafios e sofrimentos de todos os sentidos. Foi uma partilha muito enriquecedora e incentivadora para os irmãos presbíteros que ainda estão começando a sua vida ministerial.
Ainda na terça à tarde, a partilha foi feita pelo Pe. Orlando, da CASA MÃE DO DIVINO AMOR, em Codó-MA, da Diocese de Coroatá. Ele falou dos desafios e dos sinais de esperança no trabalho com recuperação de dependentes químicos, principalmente a partir do princípio da proximidade, que busca curar um problema que estar na alma. Após este momento com Pe. Orlando, os padres preparam-se para a Missa na Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Filipinho. A missa foi presidida pelo bispo referencial, Dom Sebastião Bandeira.
A quarta feira iniciou-se com missa conduzida pelos padres mais novos de ordenação no Regional Nordeste 5, presidida pelo Pe. Filipe, da Arquidiocese de São Luís e em seguida o café da manhã. Nessa manhã a partilha foi feita pelo Pe. Jânio, da Arquidiocese de São Luís, que falou sobre o desafio e a esperança no seu trabalho como padre e psicólogo com a realidade da morte e do luto, tendo como pano de fundo a biotanatologia e as questões éticas e religiosas que envolvem estas realidades.
Na parte da parte iniciou-se com o testemunho do Pe. Eduardo Gomes, padre novo da Diocese de Propriá, trabalhando na Diocese de Balsas pelo projeto Igrejas Irmãs, que disse das dificuldades enfrentadas no seu início no Maranhão e da alegria da superação. Depois foi a vez do Pe. José Francisco, reitor da Faculdade Católica do Maranhão, apresentar o projeto de evento extensivo com os egressos da instituição, e por fim, Dom Gilberto Pastana, fez uma visita e uma fala de acolhida e incentivo aos padres encontrantes.
Depois dessa introdução o pe, Gotardo, da Diocese de Caxias fez sua partilha sobre ser sua vida e seu ministério de padre novo e coordenador do clero de sua diocese. Falou da importância do padre novo ser integrado totalmente na sua diocese, de conservar sonhos e amizades presbiteral, de trocas de experiência e diálogo para o seu crescimento pessoal e o crescimento da Igreja como um todo.
E a tarde foi concluída coma avaliação do encontro. E na parte foi o jantar de confraternização, como é de costume nesses encontros e com a participação de todos. O encontro terminou nesta manhã com o Café.
Durante o encontro houve a visita e a palavra do bispo eleito de Grajaú, Mons. Giuseppe Spiga, do Pe. Claudio Roberto, reitor do santuário São José de Ribamar e professor da maioria dos presentes Houve também uma reunião da Comissão Regional de Presbíteros, cujo o tema principal foi a Assembleia Regional de Presbíteros, que realizar-se-á de 01 a 04 de julho próximo, em Caxias – MA.
Participam deste encontro, além dos padres com menos de 10 anos de ordenado, os padres da Comissão Regional de Presbíteros. Por esse motivo, da Diocese de Viana, além dos Padres: Danrlley, Weberson, Aldeanes e Diomar, o Pe. George e o Pe. Nilton (Membros da CRP – MA)
POR Ascom Diocese de Viana
PadresWebwerson, Aldeanes, Diomar e Danrlley
Padres novos de Viana e Membros da CRP/MA























fotos: CRP, Pe. Nilton, Pe. Hamilton, Pe. Gotardo
FONTE: Diocese de Viana