No dia 9 de julho de 2015, o Papa Francisco abençoou 40 cruzes missionárias em sua visita na Bolívia, e as entregou a cada país da América como forma preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) que aconteceu em julho de 2018. A cruz missionária original destinada ao Brasil se encontra na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília.
Para dar continuidade aos congressos missionários em âmbito de América e Brasil, a cruz missionária será o grande símbolo para a preparação do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019 com objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
Sobre o processo de preparação (outubro de 2018 a outubro 2019), diz o Papa: “Podemos nos preparar convenientemente para Mês Missionário Extraordinário já através do mês missionário de outubro de 2018, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).
Conheça a Cruz Missionária
1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia.
A Cruz Peregrina está percorrendo as dioceses que fazem parte da Amazonia em vista ao Sínodo que acontecerá entre os dias 06 a 27 de outubro no Vaticano.
A Diocese de Viana será visitada pela Cruz e Bandeira missionárias entre o mês de agosto e outubro. A cidade de Penalva foi a primeira cidade da diocese a receber os símbolos.
A nossa cidade de Buriticupu receberá, neste sábado(24), da cidade de Bom Jesus das Selvas, às 09h00 da manhã, os dois símbolos. Iremos receber no Buritizinho. Todos são convidados.
Até o dia 29 os símbolos estarão presentes em algumas comunidades das Paróquias da cidade.
Dia 24: Igreja Santa Luzia na Terra Bela
Dia 25: Encontrão da Catequese
Dia 26: Comunidade Santa Mônica na Terra Bela
Dia 27: Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe na Vila Davi
Dia 28: Comunidade São Francisco Xavier na Sagrima
Dia 29: Comunidade São Francisco de Assis no II Núcleo
Legionárias de Bom Jesus das Selvas receberam os símbolos das mãos de D. Evaldo