Neste mês, a diocese de Viana celebrou 60 anos de fundação com a Semana Missionária do Ano Jubilar. Foram oito dias de diversas atividades como celebrações, carreata, reuniões, visitas, caminhadas, orações do santo terço, na área pastoral das paróquias Catedral de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazaré. De acordo com dom Evaldo Carvalho, bispo diocesano de Viana, as atividades despertaram o espírito de comunhão e unidade como diocese.
“Uma celebração desta envergadura do Ano Jubilar com diversos eventos durante o ano, a Semana Missionária e essa grande festa claro tem como objetivo da unidade e do amor para com a Diocese. Muitas vezes as pessoas se focam muito nas paróquias e às vezes o esse sentido de amor, de unidade diocesana passa um pouco de lado. Então, nesses eventos, tudo o que foi realizado, lembrando a história, a vida, o passado, o presente, ajudou muito as pessoas a crescerem nesse amor à nossa grande diocese de Viana”, afirmou.
O Jubileu Diocesano foi iniciado ainda no dia 30 de outubro de 2021 e o seu encerramento foi com a Semana Missionária ocorrida de 12 a 19 de novembro. Neste ano de preparação, diversas atividades foram realizadas como a peregrinação da imagem da padroeira; jubileu por área pastoral; jubileu da vida consagrada com a peregrinação do Círio; jubileu dos leigos, animado pelos catequistas; jubileu das áreas com o sacramento da reconciliação e o jubileu das famílias com a realização de casamentos.
“A celebração, que foi o encerramento do ano jubilar no dia 19 de novembro, realmente foi além da expectativa. Nos surpreendeu, pela quantidade de pessoas, pelo clima de festa, de oração, de comunhão e participação, que nós nos propomos como tema no ano jubilar”, lembrou dom Evaldo.
Confira aqui a homília de Dom Evaldo Carvalho, na íntegra.
Após a celebração, um show com Zé Vicente, o cantor das comunidades fechou com chave de ouro a festa jubilar da diocese de Viana.
Fonte
CNBB NE 5