Texto: Pe. Francinaldo Silva – Paróquia Imaculada Conceição, Conceição do Lago-Açú (MA)
Foto’art: Dionísio Coutinho – Paróquia Transfiguração – Bom Jesus das Selvas
Todos os anos os fiéis católicos são convidados a intensificarem sua vida de fé e piedade ao refazerem os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, na sua paixão, morte, sepultura e ressurreição, ao vivenciarem numerosas e ricas celebrações ao longo de uma semana, conhecida como Semana Santa, ou Semana Maior, por conta dos acontecimentos que nela decorrem.
Dentro desta semana, na quinta-feira santa, entre tempo quaresmal e o tempo pascal, acontece a Celebração da Missa dos Santos Óleos, que também é conhecida como Missa da Unidade, ou Missa do Crisma (por conta do óleo do Crisma que é consagrado). Esta celebração pode, também por circunstâncias pastorais, acontecer em outro dia favorável.
Nesta solene Celebração Eucarística, manifesta-se a plenitude do sacerdócio de Bispo e o sinal de íntima união dos presbíteros com ele e sua participação no sacerdócio único de Cristo. Nela o bispo concelebra com o seu presbitério, com a presença de diáconos, religiosos(as) e número significativo de fiéis, expressando assim de modo visível o caráter da unidade e da comunhão da Igreja diocesana em torno do seu bispo, por isso é chamada de Missa da Unidade.
É conhecida como Missa do Crisma por conta de que nela o bispo consagra o óleo do Crisma e abençoa os outros óleos dos catecúmenos e dos enfermos, todos extraídos da oliveira. Esses óleos são distribuídos para as paróquias da diocese para serem utilizados na realização dos Sacramentos ao longo do ano litúrgico.
Benção do Óleos
O óleo do santo crisma é consagrado pelo bispo, com ele são ungidos os neófitos que tomam parte no sacerdócio real e profético de Cristo, com ele também são marcados e confirmados recebendo assim unção do Espírito Santo. Além de ser usado no Batismo e na Crismação, usa-se também nas sagradas ordenações presbiteral e episcopal, e na consagração de altares.
O óleo dos catecúmenos (óleo do Batismo) é abençoado para que com ele os catecúmenos sejam ungidos e preparados para o batismo, para que recebam a sabedoria e a força do alto e assim possam compreender melhor o Evangelho.
O óleo dos enfermos é abençoado para ser usado no sacramento da Unção dos Enfermos, com ele são ungidos os enfermos para o alívio de todas as dores, fraquezas e doenças. É um bálsamo que proporciona aos doentes que o recebem como que um remédio para o corpo, para a alma e para o espírito.
Renovação das Promessas Sacerdotais
Nesta Celebração além da consagração do Crisma e benção dos outros óleos, os padres que concelebram unidos ao seu bispo e diante dos fiéis renovam as suas promessas sacerdotais, promessas essas foram feitas no dia da ordenação.
Deste modo, se percebe o quão rica, bela e importante esta celebração para a Igreja. A participação nela é um momento de profunda espiritualidade, renovação e comunhão.
Costume em nossa diocese
Como dito antes, esta celebração pode por motivos diversos ser celebrada fora da Quinta Feira Santa. Em muitas dioceses, inclusive na nossa, há o costume de celebrar alguns dias antes. Atualmente fazemos um revezamento: Em um ano é na catedral, no outro em uma paróquia das foranias de Região do Pindaré, no terceiro ano em uma paróquia das foranias da Baixada. Depois catedral e segue revezando. Neste ano 2025 a Missa dos Santos Óleos e da Unidade Diocesana será no próximo dia 05, sábado, na Paróquia Transfiguração, em Bom Jesus das Selvas (MA). Para esta celebração o bispo convida e convoca padres e leigos de todas as paróquias, e religiosos/as e diácono das paróquias que tiverem.