DOM EVALDO CARVALHO DOS SANTOS, CM PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA BISPO DA DIOCESE DE VIANA (MA)
Viana, 28 de março de 2025
Prot. N. 101/2025
Convocação para a Missa dos Santos Óleos e da Unidade
Reverendíssimos Párocos e Administradores Paroquiais,
“Quão doce e suave é que os irmãos vivam em união! É um bálsamo precioso sobre a cabeça” (S1 133, 1-2).
A experiência da unção com o óleo que penetra no corpo também se torna símbolo da beleza da paz entre os irmãos. O Espírito Santo, do qual o óleo é símbolo, é o amor, que é o vínculo da comunidade fraterna da Igreja, como consequência dos sacramentos que a constituem.
Aproxima-se a Semana Santa e com ela os momentos altos da celebração litúrgica da Igreja na Páscoa do Senhor. Estaremos unidos no dia 05 de abril, às 10h00, na matriz da Paróquia da Transfiguração, em Bom Jesus das Selvas, para a Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais.
Essa missa também é uma celebração da unidade da Igreja, ela deve ser expressão da comunhão eclesial alcançada por Cristo por meio da sua Palavra e sua presença nos Sacramentos, especialmente a Eucaristia. Nela fortalecemos os vínculos da nossa fraternidade sacerdotal, mas também fortalecemos a comunhão com todo o Corpo da Igreja.
A Missa Crismal (do Crisma, dos Santos Óleos ou da Unidade) é “a manifestação mais importante da Igreja local”, segundo o Cerimonial dos Bispos, porque “manifesta não somente a unidade, mas também a diversidade de ministérios ao redor do bispo e da Sagrada Eucaristia. O Cerimonial sublinha “a plena e ativa participação de todo o Povo Santo de Deus”, que deverá ser convocado “em maior número possível”. Portanto este não é um ato clerical ou exclusivamente sacerdotal, mas um momento vivo de Sinodalidade para todo o Povo de Deus crescer na sua consciência eclesial.
Por isso, quero animá-los a convidar e incentivar os leigos, diáconos e religiosos (as) de sua paróquia para participar da missa da Unidade. Não convém formarmos grupos de padres em um único veículo para participar desta missa. Para facilitar a participação dos outros representantes da paróquia, seria interessante cada padre ir no próprio carro da paróquia conduzindo também uma representação da sua comunidade paroquial (leigos, religiosos e diáconos).
Que todos participemos intensamente desta missa solene e que Deus abençoe cada um que, com zelo apostólico e ardor missionário, se empenha pelo anúncio incansável do Reino de Deus.
Com minha estima e a minha bênção,
Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM
Bispo diocesano de Viana
FONTE: Diocese de Viana