Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 28/02/2025

Vem aí mais um diácono para a Igreja de Viana

 

Como já estar bem divulgado, o seminarista Weliton Silva Barros teve sua ordenação aprovada e marcada para o próximo dia 25, Anunciação do Senhor, ás 18h30, na Igreja Matriz São João Batista, na cidade homônima.

Weliton é seminarista da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Pindaré-Mirim – MA. Ele fez uma uma primeira experiencia vocacional com os Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos, que são os padres quem trabalham em sua Paróquia de origem há mais de 50 anos.

Após decidir por não continuar na vida religiosa e um tempo de discernimento, pediu e foi aceito de ingressar na vida diocesana, sendo acolhido no Seminário São Bonifácio, em agosto de 2019, para concluir sua formação inicial, sob a orientação do Mons. José Spiga.

Em meados de 2024, após concluir o período da configuração – Teologia, foi enviado à Paróquia São João Batista, a mesma em que será ordenado para fazer a Síntese Vocacional (uma espécie de estágio pastoral), sob os cuidados do Pe. Joelson Castro, que é o pároco.

O Diaconado, primeiro grau do Sacramento da Ordem, é um ministério de grande importantância na vida da Igreja. Etimologicamente a Palavra diácono, vem do grego antigo “Diáconos”, que pode ser traduzido por servidor, ajudante, ministro.

O Documento: DIACONADO, EVOLUÇÕES E PERSPECTIVAS, da Comissão Teológica Internacional C.T.I., diz no seu primeiro capítulo: “O batismo confere a todo o cristão o colocar-se ao serviço (diakonein), cristão que, em virtude da sua participação na diakonia, leiturgia e martyria da Igreja, coopera no serviço de Cristo para a salvação dos homens. Com efeito, sendo membros do Corpo de Cristo, todos têm de se tornar servidores uns dos outros com os carismas que receberam para a edificação da Igreja, que seja de irmãos na fé e no amor: ‘Se alguém assegura um serviço, faça-o com a força que Deus lhe concede.’ (1Pd 4,11-12; cf. Rm 12,8; 1Co 12,5).

Este serviço dos cristãos pode igualmente concretizar-se nas diversas expressões da caridade fraterna, de serviço junto dos doentes do corpo ou da alma, junto dos necessitados, dos prisioneiros (Mt 25), na ajuda levada às Igrejas (Rm 15,25; 1Tm 5,3-16) ou em diversas formas de assistência aos Apóstolos, tal como se entende para os colaboradores de S. Paulo, o qual lhes dirige as suas saudações (Rm 16,3-5; Fl 4,3).”

Na perspectiva do ministério ordenado a teologia católica aponta 03 dimensões básicas para o Diaconado: Palavra, Caridade e Liturgia. Nas palavras do diácono permanente da Arquidiocese de São Luís, George Castro:

  1. “Pregar sobre a realidade social do nosso povo é essencial ao ministério diaconal, o Diácono não é um assistente social, é um promotor de justiça social…”
  2. “O Diácono é o ministro da Palavra por excelência! Deve anunciar a Palavra de Deus para a salvação das almas… … Anunciar o Evangelho é também denunciar o que não está de acordo com o Reino de Deus.”
  3. “Diácono, na liturgia, celebra com o povo suas dores e vitórias, suplica, louva e exorta. Não é um mero assistente do altar, que exibe belas dalmáticas e espalha incenso na Igreja… … Nosso ‘espaço’ como Diáconos na Igreja, depende do nosso “ser” diaconal, não depende dos padres, e nem do bispo”. https://cnd.org.br/publicacao/as-dimensoes-do-ministerio-diaconal/1793

Por fim, dizemos que o Diaconado pode ser transitório: destinado àqueles que caminham para o presbiterado, ou seja, para ser padre. Mas pode ser tembém permanente, destinado a homens que não tem como objetivo ser padre. Eles podem ser solteiros, mas em sua grande maioria são homens casados e tem filhos. Existem alguns critérios para se acolhem vocacionados a diaconado permanente. Em outra oportunidade poderemos falar sobre isso.

Como é perceptível no começo do texto, nosso irmão Weliton será Diácono transitório. Todavia, pela vontade de Deus, teremos também um Diácono  Permanente neste ano do |Jubileu da Esperança, trata-se do Senhor Pedro, conhecido como Pedrinho, da Paróquia São Cristóvão, em Santa Inês – MA.

Exortamos a todos a rezarem pelas vocações, por todas as vocações da Igreja, de modo particular na Diocese de Viana. Rezar e ajudar também, colaborar com o seminário.

Por: Ascon Diocese de Viana

 

FONTE: Diocese de Viana, Santa Sé e Comissão Nacional de Diáconos

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.